Consequências da ação humana, a temperatura da terra está subindo e com ela os eventos climáticos, como o fenômeno El Niño. Dessa forma, a tendência é que a cada ano que passe a intensidade do calor aumente. Por isso, ter em vista estratégias de economia de uso do maior aliado em meses quentes, o ar-condicionado, pode fazer a diferença no bolso quando a conta chegar.

Afinal de contas, em meses quentes e épocas de calor atípico (por conta de eventos climáticos), o aparelho fica ligado durante longos intervalos, entre o dia e a noite, aumentando o consumo de energia. Por isso, reunimos algumas dicas valiosas para você não morrer nem de calor, nem de susto nesses períodos do ano. Confira!

publicidade

Leia mais

Economize na conta de luz, mesmo usando o ar-condicionado

Antes de tudo, confira qual aparelho de ar-condicionado adquirir conforme cada ambiente. Um cômodo de 15 metros, por exemplo, necessita de um aparelho de aproximadamente 1000 W.

publicidade

Outra grande dica é a posição do ar no ambiente. Neste caso, para se economizar energia é importante evitar que o ar-condicionado fique em um lugar exposto ao sol.

Contudo, uma das maiores sugestões para economizar é na escolha de ar-condicionado, sendo o mais indicado o de modelo inverter. Afinal, ele foi totalmente projetado para ser mais econômico. Então, se você está pensando em diminuir a sua conta de energia no final do mês, já sabe qual a escolher.

publicidade

Existem modelos inverter capaz de gerar uma economia de até 40% na conta de luz, comparado ao ar-condicionado tradicional.

Evite os modelos convencionais, a maioria, não são nada econômicos e também fazem mal ao meio ambiente, pois são equipados com o gás R22, diferente do inverter que possui o gás R410a, o chamado “gás ecológico”, que é mais sustentável e agride menos o ambiente.

publicidade

A princípio, essas são as dicas mais importantes para economizar no bolso sem passar calor em épocas quentes, usando o bom e velho ar condicionado. Na sequência confira a lista completa.

8 dicas de como economizar na conta de luz ao usar o ar-condicionado

Listamos todas as dicas abaixo para que você economize ainda mais no uso do ar-condicionado, confira:

  1. Escolha um modelo inverter;
  2. Use o modelo de potência elétrica compatível com cada ambiente;
  3. Evite deixar portas e janelas aberta, enquanto o ar estiver ligado;
  4. Não desligue e ligue o ar novamente em períodos curtos de tempo;
  5. Faça uso do timer para que o aparelho desligue automaticamente (principalmente durante a noite);
  6. Não coloque objetos na frente do aparelho, pois pode impedir seu desempenho;
  7. Escolha o modo “Economia de Energia”, caso seu ar-condicionado tenha essa opção disponível;
  8. Coloque a temperatura em 23°C, a recomendada para a saúde. Pois, temperaturas mais baixas exigem que o aparelho trabalhe de maneira mais intensa para atingi-las, o que por sua vez, consume mais energia.