Na primeira edição do Olhar Digital News de 2024, esses foram os principais destaques:
Terremoto no Japão
O Japão enfrenta consequências dramáticas de uma série de terremotos que atingiram o país na segunda-feira. O mais forte, de magnitude 7.6, abalou a província de Ishikawa, na Península de Noto. Em meio aos eventos, foi emitido um alerta de grande tsunami na costa oeste do país, com ondas que poderiam chegar a até 5 metros. Porém, esse alerta já foi retirado. Nós conversamos com o professor Marcos Pinheiro, do programa de pós-graduação em geografia física da USP.
Janeiro de calor
Mais alertas de alta temperatura e chuvas marcam o que está sendo esperado para janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia trouxe as previsões climáticas para o primeiro mês de 2024.
O calendário astronômico do mês
Para abrir o ano astronômico de 2024, já temos uma série de eventos incríveis no céu. Incluindo a chuva de meteoros quadrantídeos, que atinge o pico entre esta quarta-feira e quinta-feira, 3 e 4 de janeiro, respectivamente. Esta primeira chuva de meteoros do ano promete até 40 “estrelas cadentes” por hora! Os detalhes estão aqui.
Vida em exoplanetas?
Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Birmingham (UB) buscaram novos meios de identificar mundos habitáveis com a tecnologia atual. Nesse trabalho, publicado quinta-feira (28) na revista Nature, eles focaram nos níveis de dióxido de carbono e ozônio na atmosfera de exoplanetas (planetas fora do nosso Sistema Solar) ao nível de permitir a existência de vida.
Os principais lançamentos dos streamings
Para os assinantes das plataformas de streaming, o ano começou bem variado. Na Netflix, o destaque é uma série cheia de ação, enquanto o Star Plus traz mais um episódio de uma aventura japonesa. Novidades em Percy Jackson e os Olimpianos chegam ao Disney Plus, enquanto uma série emocionante sul-coreana é o destaque do Amazon Prime Video.
Fique ligado! O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 19h30 (horário de Brasília).