Esses são alguns destaques da edição desta quarta-feira (3):

Olhar do Amanhã: robôs humanoides e o futuro da IA

Na coluna Olhar do Amanhã desta quarta-feira (3), o neurocientista e colunista do Olhar Digital Alvaro Machado Dias falou sobre o avanço dos robôs humanoides. Em setembro, a Agility Robotics anunciou a instalação de uma fábrica de robôs em Salem, no estado de Oregon, nos EUA, com capacidade para produzir mais de 10.000 robôs por ano. 

Fúria do Sol: NASA detecta a explosão solar mais forte desde 2017

O Sol terminou 2023 em fúria! A maior explosão solar desde 2017 foi registrada no dia 31 de dezembro. Por sorte, até agora, a Terra não está na “linha de fogo”. 

Terapia celular inovadora mostra potencial no tratamento do Alzheimer

Uma nova terapia celular desenvolvida no Centro Médico da Universidade de Nebraska (UNMC), nos Estados Unidos, está sendo considerada promissora para o tratamento do Alzheimer. Ela se baseia no uso do sistema imunológico para combater elementos cruciais da doença, além de empregar células modificadas direcionadas para as placas de proteína beta-amilóide.

publicidade

Floresta mais antiga do mundo tem localização inusitada

Não, não fica na Amazônia. Nem na Mata Atlântica. Esqueça o Brasil. Talvez na floresta equatorial da Malásia, onde as árvores atingem quase 90 metros de altura? Também não! Nem a Floresta de Taiga da Rússia nem a gigantesca Floresta do Congo. A floresta mais antiga do mundo, segundo os cientistas, ficava em Cairo. Não a capital egípcia, mas sim uma pequena cidade no estado de Nova York, nos Estados Unidos. E é pequena mesmo: por lá vivem menos de 10 mil habitantes.

“Truque” para deixar o café mais saboroso é comprovado pela Ciência

Um estudo realizado pela Universidade de Oregon investigou se a técnica de umedecer os grãos de café antes de moê-los – já bem conhecida entre os aficionados – resulta em uma bebida mais saborosa. A resposta foi positiva: o método é eficaz!

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!