Nova e-bike dobrável ‘feita à mão’ impressiona em desempenho; conheça 

Veículo da Volt foi construído com peças cuidadosamente selecionadas visando o peso e deslocamento urbano
Tamires Ferreira04/01/2024 13h07
e-bike dobrável da Volt
Imagem: divulgação/Volt (via New Atlas)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Volt, fabricante de bicicletas com sede em Londres, anunciou a chegada de mais uma tecnológica e compacta e-bike. Chamada de Volt Lite, a nova bicicleta dobrável superleve (se comparada a outras) foi feita à mão a partir de um processo artesanal e impressionou por seu desempenho: bateria de 60 milhas e 378 Wh (96,5 km). 

Para quem tem pressa: 

  • Pesando 17 kg, a Volt Lite tem pedal assistido e sistema de ajuda motora para enfrentar inclinações; 
  • Compactada, a e-bike cai para 34 × 19,5 × 27,5 pol. (tamanho original 86,36 × 49,53 × 69,85 cm) quando dobrada, e ainda tem ímãs funcionais para auxiliar no transporte; 
  • Ela também possui bateria removível padrão de 252 Wh e um motor leve Bafang M820 de tração central; 
  • Há ainda uma versão com GPS acoplado — opcional; 
  • A Volt Lite custará a partir de £ 2.899 (aproximadamente US$ 3.650). 

Leia mais! 

De acordo com o New Atlas, entre outras principais especificações estão as rodas de 20 polegadas (aprox. 51 cm) envoltas em pneus Schwalbe Big Ben — eles são resistentes a furos —, freios a disco hidráulicos Tektro, iluminação LED dianteira e traseira e um descanso lateral. 

Ao portal, a Volt informou que a e-bike estará disponível a partir de julho deste ano. Além disso, há chances de que a venda seja expandida para “fora do Reino Unido”. 

Vale explicar que, uma e-bike “feita à mão” (ou hand-built, em inglês) refere-se a uma bicicleta elétrica montada ou construída à mão, em oposição a ser produzida em massa em uma linha de montagem automatizada. Por trás do conceito há um processo artesanal, o que significa que cada componente da bicicleta foi cuidadosamente selecionado, montado e ajustado por artesãos qualificados. 

Às vezes, no entanto, o termo significa apenas que a montagem final foi realizada manualmente, enquanto os componentes individuais podem ser produzidos de maneira mais tradicional ou automatizada. Geralmente, essas as informações podem ser checadas no manual de especificações. 

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

Ícone tagsTags: