Imagem: Schmidt Ocean Institute / Reprodução
Um vídeo intrigante foi capturado por pesquisadores na costa da Costa Rica, revelando uma lula de águas profundas deslizando por águas escuras com milhares de ovos suspensos em seus braços. O Gonatus onyx, um dos poucos calamares conhecidos por incubar seus ovos, foi avistado em dezembro. As imagens fascinantes mostram o molusco arrastando sua carga de ovos como uma longa capa e movendo-se pela água ao bater as nadadeiras que se projetam de sua cabeça.
“A grande massa de ovos é suspensa por ganchos nos braços do calamar, e enquanto a transporta por vários meses, o cefalópode passará sem se alimentar”, afirmaram representantes do Instituto Oceanográfico Schmidt, que organizou a expedição, em uma postagem no Instagram.
Leia mais:
Os calamares de olhos negros estão entre os cefalópodes mais abundantes nos oceanos Pacífico e Atlântico, de acordo com um estudo de 2005. No Oceano Pacífico Norte, a espécie é encontrada geralmente em profundidades acima de 6.200 pés (1.900 metros).
Esses calamares são neutramente flutuantes, o que significa que não requerem esforço para flutuar ou nadar, mas “calamares incubadores não conseguem nadar muito rapidamente e podem ser presas fáceis para mamíferos marinhos de mergulho profundo”, de acordo com a postagem no Instagram.
Esta post foi modificado pela última vez em 4 de janeiro de 2024 17:49