O Gigante de Cerne Abbas pode ter tido sua origem finalmente revelada

O gigante provavelmente é uma representação de Hércules e foi construído como ponto de encontro entre exércitos
Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares 04/01/2024 07h00
Gigante de Cerne Abbas
o Gigante de Cerne Abbas (Crédito: Roberto La Rosa/Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No alto das colinas em Dorset, na Inglaterra, é possível encontrar a figura gigante de um homem feito de giz, conhecida como o Gigante de Cerne Abbas. Durante séculos a origem e o que a figura representa foi debatido por pesquisadores, mas um novo estudo acredita que pode ter finalmente obtido a resposta.

  • O gigante possui cerca de 55 metros de altura;
  • Ele foi construído preenchendo trincheiras rasas com entulho de giz branco;
  • A figura mostra um homem nu, com as costelas aparentes, pênis ereto e empunhando um bastão.

Existem algumas teorias sobre a identidade do gigante, que incluem um símbolo pagão da fertilidade, uma divindade saxônica, o antigo herói greco-romano Hércules e até mesmo uma forma de zombar o estadista e puritano do século 17, Oliver Cromwell, apelidado de “Hércules da Inglaterra”.

Na nova pesquisa, publicada na revista Speculum, os cientistas oferecem uma resposta para essas teorias e apontam que o gigante de Cerne Abbas no alto das colinas é realmente uma representação de Hércules. O local foi provavelmente utilizado como um ponto para os exércitos da Saxônia Ocidental se encontrarem para lutarem juntos invasores.

Leia mais:

O gigante e sua construção

Durante a pesquisa foram encontrados documentos escritos por monges na Biblioteca Britânica, que datam do século 12. Neles é descrito que Santo Eadwold está no alto de um penhasco inclinado segurando um bastão na mão, sugerindo, assim, que o Gigante de Cerne Abbas é essa divindade cristã.

No entanto, os pesquisadores, no novo estudo, apontaram que esses textos foram esforços dos monges para reescrever a história e reimaginar a figura como o santo local de Cerne, e que a figura no alto da colina, é, na verdade, Hércules.  

Os cientistas observaram que no mundo clássico, o herói quase sempre é representado nu, com costelas proeminentes e o bastão, como um rótulo identificativo. Apesar de o Gigante de Cerne Abbas ter sido construído entre 700 a 1100 d.C, no início da Idade Média e em um período que a Grã-Bretanha era majoritariamente cristã, a figura do Hércules ainda persistia em alguns locais, usada como símbolo da força, masculinidade e coragem.

O interesse por Hércules não terminou na antiguidade. Ele continuou a ser uma figura cultural conhecida ao longo da Idade Média. 

Trecho do artigo

O gigante está localizado em uma propriedade que pertencia à Família Real da Saxônia Ocidental, próximo a um ponto de abastecimento de água abundante e terras agrícolas, corroborando para a ideia de que tenha sido usado como ponto de encontro de exércitos.

Além disso, no período em que foi construído, a Grã-Bretanha estava sob constantes ameaças da invasão viking. Assim, a construção do gigante pode ter sido uma ótima forma de coordenar o encontro entre os exércitos e demarcar o local.

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.