A criação de um MEI é uma tarefa simples na qual o futuro empreendedor passa poucos minutos em frente ao computador. No entanto, é possível encontrar dificuldades para manter o CNPJ ao não saber como gerar o boleto do MEI para pagar a DAS (Imposto de Manutenção da Modalidade). Por isso, veja o passo a passo para gerar o boleto do MEI e pagar a DAS.

Leia mais:

publicidade

O que é a guia DAS do MEI?

DAS é a sigla para Documento de Arrecadação do Simples Nacional. É a guia única de pagamento de impostos pela qual o Microempreendedor Individual (MEI) faz o recolhimento dos seus tributos. Esse documento é acessado de forma online e pode ser pago em qualquer serviço bancário.

O pagamento com o DAS-MEI corresponde a:

  • Contribuição previdenciária do empresário, como contribuinte individual;
  • R$ 1,00 (um real) de ICMS, caso seja contribuinte desse imposto;
  • R$ 5,00 (cinco reais) de ISS, caso seja contribuinte desse imposto.

O optante pelo SIMEI é isento de IRPJ, CSLL, contribuição para o PIS/Pasep, COFINS, IPI (exceto se incidentes na importação) e contribuição previdenciária patronal (exceto se contratar empregado).

publicidade

Emitindo a Guia DAS do MEI

Tempo necessário: 4 minutos

  1. Acesse o site do DAS MEI

    Primeiro acesse o site do DAS MEI no Gov.br e clique no botão ‘Iniciar’;

  2. Logue com o seu CNPJ

    Em seguida, insira o seu CNPJ e logo após clique no botão ‘Continuar’ para poder acessar a área de emissão da guia DAS MEI;
     

  3. Clique em ‘Emitir Guia de Pagamento’

    Agora que já está logado, clique com o cursor do mouse na opção ‘Emitir Guia de Pagamento (DAS);

  4. Agora, clique em ‘Informe o Ano-Calendário’

    Depois clique na opção ‘Informe o Ano-Calendário’, selecione o ano vigente e clique em OK;

  5. Selecione a Guia e mês e clique em ‘Apurar/ Gerar Guia DAS’

    Por fim, selecione o mês que deseja gerar o boleto da Guia DAS e clique em ‘Apurar/ Gerar Guia DAS’ para poder gerar o boleto e consecutivamente você poder realizar o pagamento da sua Guia DAS.

É interessante frisar que no caso do usuário ter internet banking, basta apenas clicar no botão pagar online e logo será direcionado para seu token de banco e consecutivamente na quitação do valor em questão.

Dicas sobre a Guia DAS

Vale lembrar que, mesmo sendo uma modalidade de microempreendedor, o contribuinte anualmente precisa de declarar o Imposto de Renda. Porém, diferente das outras modalidades, basta informar o rendimento mensal e finalizar o procedimento. Assim, manter a Guia DAS em dia significa a manutenção dos direitos do empreendedor e também a possibilidade de se manter trabalhando de forma autônoma e dentro da lei.