A estreia da Inteligência Artificial nos calçados fez um certo barulho no mercado. Até por que pouca gente pensava nesse uso para a tecnologia.

A startup americana Shift Robotics prometeu entregar o que eles chamaram de “os tênis mais rápidos do mundo”. Nos trailers de exibição, o equipamento prometia ser funcional e alcançava até 11 km/h, sem que a pessoa fizesse nenhum esforço ao andar.

Leia mais

O Olhar Digital acompanhou o lançamento e os primeiros passos dessa iniciativa e falou bastante sobre o assunto aqui e aqui.

publicidade

Mas, depois que saiu do papel, no dia a dia, a invenção não foi tão bem recebida. As pessoas reclamavam do peso dos calçados e da dificuldade em andar em espaços pequenos, ou em parar, ou em subir uma escada. Além disso, andar com esses tênis não foi natural, como prometeram os desenvolvedores. Foi necessária uma curva de aprendizado.

Esse review do youtuber americano Casey Neistat define bem como é usar no cotidiano o chamado Moonwalker.

Nova versão promete resolver problemas

Diante das críticas, a Shift Robotics vai apresentar uma evolução do calçado na semana que vem, durante a CES 2024.

A maior feira de tecnologia do mundo começa no dia 9 de janeiro, em Las Vegas, e vai até o dia 12 – e com presença confirmada do Olhar Digital!

Voltando ao tênis com IA, a empresa afirma que revisou o sistema de controle para melhores manobras em espaços apertados, melhorou a absorção de choques e mudou a estrutura de 10 para seis rodas em cada pé.

Com isso, o novo Moonwalker X deve ser mais leve que o original e com a promessa de ser mais fácil de ser usado (e de se aprender a andar nele).

A Shift ainda não anunciou o preço da novidade. E especialistas em tecnologia nos EUA estão preocupados. Isso porque o original custava salgados US$ 1.400. A evolução dele deve ser ainda mais cara…

Como é o calçado elétrico

  • Não é um sapato com rodinhas (desses de crianças) nem um patins – embora se pareça muito com essas coisas.
  • É uma espécie de sandália motorizada, que você prende em qualquer outro calçado, utilizando tiras com velcro.
  • Os Moonwalkers te permitem andar até 2,5 vezes mais rápido que o ritmo normal.
  • Eles apresentam uma dobradiça no meio para permitir que o pé se mova naturalmente a cada passo (segundo disse a empresa).
  • Oferecem ainda um alcance de caminhada assistida de até 9,6 km, sem precisar de novas recargas.
  • O tênis elétrico atinge até 11 km/h, um ritmo de uma corrida tranquila.
  • O que muda é o esforço, que é “semelhante ao de um passeio no parque”, segundo a startup.

As informações são do The Verge.