Para que a vida prospere em um planeta é necessário que ele tenha três características: calor, umidade e comida. No entanto, agora um estudo apontou que para identificar um mundo potencialmente habitável também é preciso descobrir a entropia dele.

O estudo foi publicado recentemente na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society e conduzido pelo químico da Universidade de Nápoles, na Itália, Luigi Petraccone. Nele, é sugerido que uma entropia planetária alta é um papel determinante na habitabilidade de um planeta.

publicidade

Para quem tem pressa:

  • A entropia avalia a desordem de um sistema;
  • Seres vivos tendem a ser mais aleatórios e sem ordem;
  • Assim, planetas com alta entropia tendem a ser habitáveis

Entropia planetária

Entropia é definida como um um conceito da termodinâmica que mede o grau de desordem de um sistema físico. Em um sistema ordenado a entropia é suficiente para realizar o necessário, quando seres vivos entram na equação as coisas já ficam mais complexas.

publicidade

Os seres vivos são ordenados e para manterem esse estado precisam estar constantemente sendo energizados, ao mesmo tempo, eles produzem resíduos e perdem energia ao longo da vida. Quanto mais energia entra e sai de um ambiente mais desordenado e aleatório as coisas ficam, tornando sua entropia maior.

Leia mais:

publicidade

Assim, os planetas mais habitáveis serão aqueles que mais podem gerar entropia, e quanto mais complexo e dinâmicas forem as formas de vidas, mais dela será produzida..

Essa nova característica que os cientistas acreditam ser determinante para que o mundo seja habitável, permitirá que os exoplanetas sejam investigados de forma mais simples. Ao invés de analisar a composição química e outras características de incontáveis mundos, esse novo critério ajudará a priorizar alguns alvos de estudo