O uso de sensores tomou conta do mercado automotivo. A maioria cumpre a tarefa de tornar a direção mais segura e evitar acidentes. As motocicletas, até então, ainda não abraçaram a ideia. Mas isso está mudando.

A empresa finlandesa Verge Motorcycles promete oferecer o sistema de segurança mais avançado já visto até aqui em um veículo de duas rodas com a TS Ultra, nova moto elétrica que estará na CES 2024.

publicidade

Leia mais:

Como é a moto elétrica

  • Com visual futurista, o modelo “diferentão” e veloz oferece muito torque e o equivalente a 201 cavalos, além de impressionantes 375 km de autonomia estimada por carga.
  • Diferente de outros modelos, a bateria fica na parte inferior do quadro, mantendo o centro de gravidade o mais baixo possível. 
  • Com a bateria na base no espaço ocupado pelo motor, a empresa decidiu acoplar o trem de força elétrico na roda traseira.
Imagem: Divulgação

Motores elétricos nas rodas não são exatamente raros. Na verdade, eles são muito comuns no mundo das bicicletas elétricas. O do TS Ultra, porém, é bem diferente. É um design circular em forma de anel sem cubo, criando uma aparência radical. “Estamos muito convencidos de que este é o futuro”, disse o CTO da Verge Motorcycles, Marko Lehtimäki.

publicidade

Conjunto de sensores apresentado na CES 

Na CES deste ano em Las Vegas, a Verge Motorcycles apresentará como funciona o pacote de sensores da TS Ultra. A lista inclui itens como: seis câmeras com visão 360º ao redor do veículo, dois radares de alta resolução (dianteiro e traseiro), GPS, acelerômetro e giroscópio. Além de sistemas de controle de estabilidade e tração.

Eles serão usados ​​para identificar obstáculos na estrada à frente ou veículos que se aproximam por trás, enquanto as câmeras também poderão identificar qualquer obstáculo no caminho, diz a empresa.

publicidade
Segundo a Verge, o software que roda no veículo e controla os sensores será atualizado remotamente e sem fios. Imagem: Divulgação

Em caso de problemas, alertas serão mostrados para o condutor em alguma das telas da moto (acima do guidão ou no display secundário no topo do “tanque de combustível”) ou até por som dentro do capacete.

Preço e disponibilidade

Por ora, isso é tudo que foi divulgado sobre a nova moto elétrica. Com tantos recursos inclusos no pacote, o preço final não é exatamente convidativo. A TS Ultra custará a partir de US$ 44.900 nos EUA, quase R$ 220 mil na cotação atual sem impostos.

publicidade

Segundo a Verge Motorcycles, as primeiras unidades serão enviadas para os compradores nos EUA em meados de 2024. Na Europa, as entregas já começaram.