CES 2024: Sony vai lançar headset de realidade mista e criar “metaverso industrial”

Headset é voltado para criadores de conteúdo em realidade virtual e empresas
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 09/01/2024 15h43, atualizada em 11/01/2024 21h09
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Sony aproveitou a CES 2024, primeiro grande evento de tecnologia do ano, para apresentar um headset de realidade mista voltado para criadores de conteúdo em espaços virtuais. Com um design semelhante a um capacete com câmeras, a empresa, que trabalha em parceria com a Siemens na novidade, quer expandir as possibilidades dentro da realidade virtual e criar um “metaverso industrial”.

A CES 2024 começou nesta terça-feira (09) e vai até o dia 12. O Olhar Digital está no Centro de Convenções de Las Vegas acompanhando as novidades do mundo da tecnologia em primeira mão e você pode conferir a cobertura no site e nas redes sociais.

Leia mais:

Novo headset de realidade mista da Sony

A Sony anunciou a novidade durante um painel na CES 2024. O headset inclui um capacete com câmeras e dois dispositivos controladores, uma espécie de varinha de controle e um anel.

O modelo não tem um nome oficial, mas é voltado para criadores de conteúdo e produtos de realidade virtual. Veja mais detalhes:

  • O headset é equipado com o processador Snapdragon XR2 + Gen 2, também anunciado na CES e voltado para realidade virtual.
  • Isso faz do headset da Sony um modelo independente, sem necessidade de conexão com um dispositivo extra, como um computador, para operar.
  • Ainda, o chip tem displays OLED duplo 4K e “rastreamento de usuário e espaço” para criar situações de realidade mista (virtual e real). Segundo o CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, isso cria uma “experiência nítida de visualização” e interação com o design 3D, algo a nível profissional.
  • O headset ainda conta com seis câmeras espalhadas ao redor do capacete. O controlador “varinha” é descrito como um dispositivo para apontar, enquanto o controlador “anel” serve para manipular objetos.
  • A Sony ainda explicou que ajustou os recursos de equilíbrio do dispositivo e que a tela do headset gira para cima para sair do campo de visão do usuário, permitindo que ele se desconecte da realidade virtual sem ter que remover o capacete por completo.
(Foto: Sony/Divulgação)

Para que o headset serve

O headset de realidade mista vem de uma união entre a Sony e a Siemens (que também incluiu a novidade em seu painel da CES 2024).

As duas empresas citam que o dispositivo quer expandir as possibilidades de criação de produtos e experiências dentro do universo de realidade virtual, permitindo um “metaverso industrial” para empresas que pode mudar a forma como elas atuam dentro desse ambiente.

Ambas apresentaram um exemplo prático: as equipes de engenharia e design da Red Bull Racing usarão o headset de realidade mista para visualizar o interior de um carro de Fórmula 1.

Ao que parece, segundo o site Engadget, o modelo é mais voltado para profissionais e empresas do que para usuários amadores, que consomem o ambiente virtual.

(Foto: Sony/Divulgação)

Disponibilidade e preço

A Sony revelou que o headset estará disponível no final de 2024.

Os valores ainda não foram revelados, com a empresa indicando que deve anunciá-los em data mais próxima ao lançamento.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.