A ideia de ter carros voadores circulado nos céus está cada vez mais perto da realidade. A Hyundai é uma das grandes empresas do mundo automotivo que está apostando as suas fichas nessa revolução nos transportes. 

A companhia sul-coreana levou um dos seus conceitos de aeronave elétrica mais recentes para a CES 2024.

publicidade

Leia mais:

O ‘carro voador’ da Hyundai

O modelo da empresa se chama Supernal S-A2. Se trata de uma aeronave elétrica de decolagem vertical (eVTOL) capaz de transportar pessoas em trajetos curtos, fugindo do congestionamento nas ruas.

publicidade
  • No momento, a unidade apresentada na feira de tecnologia em Las Vegas é apenas um conceito. 
  • A máquina leva um piloto e até quatro passageiros. O suficiente para funcionar como táxi ou veículo aéreo corporativo.
  • O modelo foi projetado para operar com a potência fornecida por um sistema elétrico cujas especificações permanecem em segredo.
  • A bateria (de capacidade não revelada) irá alimentar nada menos que oito motores elétricos (um para cada rotor). 
  • Todos são do tipo inclinável, permitindo que a aeronave decole como um helicóptero e faça a transição para o voo horizontal.
Hyundai apresenta 'carro voador' para transporte de passageiros
Imagem: Divulgação

Desempenho e autonomia

A velocidade máxima da aeronave elétrica é de 193 km/h, já a altitude máxima de voo suportada será de 457 metros. Apesar de não divulgar a autonomia oficial, a Hyundai diz que o modelo foi pensado para percorrer trajetos de 40 a 64 km de distância, o ideal para operar em grandes centros.

Hyundai apresenta 'carro voador' para transporte de passageiros
Em design, o S-A2 tem frenta mais agressiva, asas enormes em cada lado e cauda em formato de V. Imagem: Divulgação
O interior é minimalista e modular, com o piloto sentado na frente e os quatro passageiros acomodados em filas separadas logo atrás. Imagem: Divulgação

Lançamento

A Hyundai parece determinada a tornar o S-A2 realidade. A empresa afirma que planeja atingir todos os níveis de segurança exigidos até 2028, quando é esperada a entrada da aeronave elétrica no mercado. 

publicidade

Projetado para ser seguro e silencioso, a aeronave promete não exceder os ruídos de uma máquina de lavar comum: até 65 dB ao decolar e pousar.