Egito Antigo: tumbas escavadas na rocha são descobertas

As tumbas e outras descobertas apontam para práticas funerárias únicas e expressões artísticas da dinastia ptolomaica e da era romana
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 10/01/2024 15h06, atualizada em 13/03/2024 16h53
mumias-1-1300x1080
Imagem: Departamento de Administração Central de Antiguidades do Egito Médio
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Arqueólogos da Universidade de Barcelona e do Instituto do Antigo Oriente Próximo fizeram uma série de descobertas na cidade histórica de Al Bahnasa, no Egito. Eles encontraram tumbas escavadas na rocha da dinastia ptolomaica, que governou a região de 303 a.C. a 30 a.C., e da era romana.

Leia mais

Tumbas são diferentes das encontradas em outras regiões

As descobertas apontam para práticas funerárias únicas e expressões artísticas da época. Também foram desenterradas estátuas de terracota, representando a divindade Ísis-Afrodite e adornadas com coroas de folhagem.

A escavação ainda revelou múmias da era romana, algumas das quais contavam com máscaras funerárias douradas e coloridas. Duas das múmias foram encontradas com línguas douradas colocadas dentro de suas bocas, uma característica distintiva conhecida da era romana em Al Bahnasa, que se acredita simbolizar a preservação dos falecidos.

A equipe descobriu partes de uma estrutura adornada com desenhos cativantes que retratam detalhes intrincados de plantas, videiras e vários animais, fornecendo informações valiosas sobre a vida diária e o significado cultural de Al Bahnasa durante os tempos antigos.

Adel Okasah, chefe do Departamento de Administração Central de Antiguidades do Egito Médio.

Novas escavações serão realizadas no local para buscar outros materiais históricos. As informações são do Ahram Online.

Estátuas de terracota (Imagem: Departamento de Administração Central de Antiguidades do Egito Médio)

Período ptolomaico

  • A dinastia ptolomaica teve origem macedônia e recebe essa designação em função de seus soberanos terem assumido o nome Ptolomeu (em referência a um dos generais de Alexandre, o Grande).
  • A dinastia insere-se no período helenístico, época que decorre entre a morte de Alexandre e a ascensão do Império Romano.
  • Nessa época houve a difusão da civilização grega pela bacia do mar Mediterrâneo, criando novas formas artísticas, religiosas e políticas.
  • Embora tivesse uma origem estrangeira, a dinastia ptolemaica respeitou a cultura egípcia, revivendo alguns dos seus aspectos do passado e adotando as suas divindades.
  • Os faraós desta dinastia foram responsáveis por várias construções, entre as quais se destacam a cidade de Alexandria (com o seu farol e biblioteca), o templo de Hórus em Edfu e o templo de Ísis em Filas.
  • Com o fim da era ptolomaica, os romanos assumiram o controle da região.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.