Há 4,6 bilhões de anos, o nosso Sistema Solar está se movendo pelo espaço e dando voltas na Via Láctea. Mas, será quantas vezes o Sol deu volta nesse período? Continue a leitura para descobrir!

Leia mais:

publicidade

Apesar de ser uma dúvida aparentemente fácil de ser resolvida, há uma grande dificuldade para fazer esse cálculo. Isso porque se compararmos as órbitas dos outros planetas que estão ao redor do Sol, a trajetória que a nossa estrela faz por meio da Via Láctea é muito mais longa e menos estável.

Para dar uma noção de quantas vezes o Sol deu volta na Via Láctea, a matemática simples pode ser útil. Porém, ela não consegue determinar um número exato de vezes que foram feitas as viagens.

publicidade

Qual é a velocidade de viagem do Sistema Solar?

De acordo com o site Space.com, atualmente, o sistema solar está viajando na velocidade de 720.000 km/h por meio de nossa galáxia. Parece ser rápido, mas há algumas estrelas da Via Láctea que são muito mais rápidas, atravessando a galáxia em até 8,2 milhões de km/h.

Na velocidade estimada, o Sol demora aproximadamente 230 milhões de anos para dar a volta na Via Láctea. Sabendo que ele possui cerca de 4,6 bilhões de anos e, conforme a Sociedade Planetária, a Terra nasceu por volta de 100 milhões de anos depois.

publicidade

Sendo assim, se a viagem do Sol fosse constante durante todo esse período, poderíamos afirmar que ele já teria realizado em torno de 20 viagens pela nossa galáxia e a Terra teria sido levada em mais ou menos 98% das vezes. Porém, a trajetória dela não é assim.

A trajetória do Sol não foi constante ao longo do tempo

publicidade

Em entrevista ao WordsSideKick.com, o astrofísico da Universidade de Central Lancashire, no Reino Unido, Victor Debattista afirmou que atualmente estamos a cerca de 26.100 anos-luz do centro da galáxia. Porém, a metalicidade, ou química do Sol, indica que quando ele nasceu, estava a 16.300 anos-luz no núcleo galáctico. Esse é um movimento conhecido como “migração radial”. Ele envolve estrelas que são empurradas no decorrer dos braços espirais de galáxias como a Via Láctea pelo impulso dos membros giratórios.

De acordo com Debattista, o Sol deve ter levado aproximadamente 125 milhões de anos para completar uma viagem de ida e volta. Com a migração dele, o período orbital aumentou. Isso quer dizer que a estrela passou pela Via Láctea mais vezes do que as 20 que citamos anteriormente. Porém, ainda não é possível ter um número exato disso.