Imagem: Divulgação
Além dos planos de exploração espacial, a NASA também possui projetos ambiciosos em andamento da sua divisão de aviação. Um deles é a aeronave experimental X-59.
Após seis anos de trabalho, o modelo será revelado oficialmente nesta sexta-feira, 12 de janeiro, e pode mudar a aviação nas próximas décadas. O plano é trazer de volta um conceito que ficou no passado com o extinto Concorde: as viagens supersônicas para civis.
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A NASA afirma que o momento será uma “marco histórico” para aviação e por boas razões. Se o modelo for bem-sucedido, poderá acabar com uma proibição de décadas para voos comerciais em certos tipos de aeronaves.
Em 1973, por exemplo, quando o Concorde começava a ganhar espaço em voos civis, as autoridades americanas restringiram a velocidade que podiam sobrevoar regiões habitadas. O motivo? O forte ruído que geravam ao cruzar a barreira do som.
Nem mesmo o primeiro e único avião supersônico civil do mundo conseguiu contornar essa proibição. O X-59, entretanto, pode mudar isso.
O segredo do avião experimental da NASA está no design. O X-59 é moldado para separar os choques e expansões associados ao voo supersônico, enquanto outras aeronaves criam um aumento na pressão no nariz e o famoso estrondo sônico.
O resultado esperado, segundo a NASA, é reduzir os níveis de ruído para cerca de 60 dB (o mesmo que uma conversa normal entre duas pessoas).
A NASA transmitirá o evento de lançamento da aeronave no serviço de streaming oficial da agência, no aplicativo da NASA, no YouTube, e no site da agência.
Esta post foi modificado pela última vez em 11 de janeiro de 2024 21:12