Oscar 2024: animações japonesas são elegíveis a melhor filme

As animações japonesas "O Menino e a Garça" e "Suzume" estão entre os 265 filmes elegíveis a concorrer a melhor filme no Oscar 2024
Alessandro Di Lorenzo11/01/2024 01h12
Estatueta do Oscar
(Imagem: Martin Vorel/Wikimmedia Commons)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou a lista com os 265 filmes elegíveis a concorrer pela estatueta de melhor filme no Oscar 2024. Entre eles estão as animações japonesas O Menino e a Garça, de Hayao Miyazaki, e Suzume, de Makoto Shinkai.

Leia mais

Filmes não estão garantidos na premiação

  • Além deles, o recém-lançado Godzilla Minus One também pode entrar na disputa.
  • Lembrando que estar elegível não significa, necessariamente, que o filme irá concorrer a alguma categoria.
  • A elegibilidade significa que os longas atendem aos requisitos da premiação.
  • O Oscar 2024 acontece em 10 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Animações japonesas

Na categoria de melhor animação, estão elegíveis os filmes Blue GiantO Menino e a GarçaThe First Slam DunkLonely Castle in the Mirror e novamente Suzume.

A trama de Suzume acompanha a personagem título, uma jovem de 17 anos, que encontra uma porta mágica em meio a ruínas em sua pequena cidade no Japão. Ao tentar passar por ela, a jovem percebe que outros portais semelhantes por todo o país também se abriram, causando destruição ao seu redor. É quando ela decide partir em uma missão para fechar todas as portas, e desvendar o mistério por trás delas.

Já em O Menino e a Garça“um jovem garoto chamado Mahito anseando pela sua mãe se aventura em um mundo compartilhado entre vivos e mortos. Ali, a morte encontra um fim e a vida acha um novo começo. Uma fantasia semi-autobiográfica sobre vida, morte e criação, em tributo à amizade, da mente de Hayao Miyazaki”.

Suzume está disponível na Crunchyroll, enquanto O Menino e a Garça deve chegar em breve nos cinemas brasileiros. As informações são do Omelete.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.