Imagem: Vitória Lopes Gomez (gerado com IA)/Olhar Digital
O satélite Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA descobriu um novo exoplaneta com quase o mesmo tamanho que a Terra, mas apenas um décimo da idade do nosso planeta. O corpo celeste orbita outra estrela e tem características curiosas: a principal delas é que um lado da sua superfície é provavelmente coberto por lava.
Leia mais:
O exoplaneta foi chamado de HD 63433 d e orbita uma estrela parecida com o nosso Sol, chamada de HD 63433. A proximidade entre ele e sua estrela faz com que o ano por lá seja o equivalente a 4,2 dias terrestres.
Como o site Space.com explica, um fenômeno ainda mais curioso acontece por lá. Por conta da proximidade com seu respectivo sol, o planeta sofre de um “tidal lock”, quando chega a um ponto em que não gira em seu próprio eixo durante a órbita.
Isso faz com que um lado, o diurno, esteja sempre voltado para o sol, enquanto o outro, o noturno, se volte para o espaço. Como consequência, o diurno é atingido pela radiação estelar ininterruptamente, chegando a uma temperatura de cerca de 1260º Celsius. Ou seja, é provável que esse lado seja coberto por lava escaldante, semelhante ao de outros exoplanetas já registrados, como o CoRoT-7 b e Kepler-10 b.
Enquanto isso, o lado noturno vira congelante.
Essas não são as únicas peculiaridades do HD 63433 d. Veja outras:
Esta post foi modificado pela última vez em 12 de janeiro de 2024 14:54