Menos de um ano após o lançamento, o aplicativo Artifact, dos criadores do Instagram, será desativado. O fim do serviço foi confirmado por Kevin Systrom e Mike Krieger, co-fundadores da plataforma de imagens atualmente pertencente à Meta.

O Artifact é uma plataforma de notícias que usa inteligência artificial para sugerir artigos que usuários podem se interessar em ler. Em um ano de atividade, o app até conseguiu formar um público fiel, mas não atraiu gente o suficiente para justificar a continuidade dos investimentos, segundo os criadores.

publicidade

Leia mais:

Nós criamos algo que um núcleo de usuários ama, mas concluímos que as oportunidades de mercado não são grandes o suficiente para garantir investimento contínuo nessa forma

Kevin Systrom, em um post no blog oficial do Artifact.

As funcionalidades do app já começaram a ser desativadas. Não é mais possível adicionar novos comentários ou postagens. Mas, para quem quer continuar lendo artigos a partir do Artifact, poderá fazer até o fim de fevereiro.

publicidade
Artifact
Imagem: Divulgação/Artifact

Systrom também afirmou que os oito funcionários que atualmente trabalham no desenvolvimento da plataforma vão seguir caminhos próprios. O executivo ainda disse estar “empolgado para continuar construindo novas coisas” e deve seguir atuando em produtos com inteligência artificial.

Como era o Artifact

Lançado no fim de janeiro de 2023, o Artifact oferecia uma maneira diferenciada de ler artigos na web. Com uso de inteligência artificial, o app conseguia resumir notícias e até reescrever alguns artigos considerados “caça-cliques” pelos usuários da plataforma, que ainda tinham a opção de comentar nas matérias.

publicidade

Para atrair usuários além de interessados em ler notícias e artigos, o Artifact tentou incorporar recursos de redes sociais, possibilitando que usuários compartilhassem com amigos coisas encontradas na web e fizessem até postagens curtas estilo Twitter.

Os esforços não deram os resultados desejados e o Artifact, em um ano, não conseguiu crescer e atingir uma base considerável de usuários, o que motivou o seu desligamento.