Muitos cientistas e astrônomos já não discutem mais “se” a gente vai encontrar vida fora do planeta Terra, mas sim “quando” vamos encontrar.

Esse otimismo passa bastante pelas recentes descobertas do Telescópio Espacial James Webb (JWST) – ele que encontrou recentemente um exoplaneta que pode ter muita água.

publicidade

Mas não só isso. Alguns consideram que a questão é Matemática mesmo.

Leia mais

publicidade

Imagine que existem cerca de 120 bilhões de galáxias no Universo. A Terra orbita ao redor de um estrela, ou seja, fica dentro de um sistema solar. Esse sistema solar fica dentro de uma galáxia, a Via Láctea, que é uma parte bem pequenininha (relativamente) do universo. Repito: são 120 BILHÕES de galáxias – número que pode ser ainda maior.

A chance, portanto, de sermos a única forma de vida inteligente é pequena, estatisticamente falando. Mas vale destacar que, até hoje, os pesquisadores não encontraram nenhuma evidência de vida inteligente.

publicidade

As buscas continuam. E estamos falando aqui de cientistas sérios, não de teóricos da conspiração.

Conheça o SETI

Ou Instituto de Busca por Inteligência Extraterrestre. Eles ficam nos Estados Unidos e procuram há décadas por sinais de rádio de mundos alienígenas.

publicidade

Ok, mesmo entre os cientistas existem aqueles que consideram o Seti uma piada. Argumentam que não tem como os aliens mandarem um sinal de fumaça para a gente.

O Seti, no entanto, não dá ouvidos para os críticos e não só deu sequência ao trabalho, como decidiu ampliá-lo.

Em parceria com o Observatório Nacional de Radioastronomia e o chamado Breakthrough Listen, o Seti deu início a um projeto ambicioso batizado de COSMIC (“Commensal Open-Source Multimode Interferometer Cluster”).

Ele está em operação há alguns meses no Karl G. Jansky Very Large Array (VLA) de radiotelescópios no Novo México.

Imagem: Divulgação/National Radio Astronomy Observatory

Varredura grandiosa

Os cientistas estão animados porque o alcance dessa vez será maior. Enquanto as pesquisas anteriores do SETI só conseguiram examinar alguns milhares de estrelas , o COSMIC no VLA irá ouvir centenas de milhares, e potencialmente milhões, de sistemas estelares em frequências entre 0,75 e 50 GHz.

Como teste do sistema COSMIC, por exemplo, a equipe conseguiu “ouvir” sinais da espaçonave Voyager 1, da NASA , que está atualmente localizada a cerca de 159 unidades astronômicas, ou 14,8 bilhões de milhas, ou 23,8 bilhões de quilômetros da Terra.

Outro ponto comemorado pelo Seti é o auxílio de novas tecnologias. Ferramentas como o James Webb podem identificar os lugares mais prováveis para a existência de civilizações alienígenas, permitindo ao grupo que concentre sua busca por sinais.

Um balanço inicial do COSMIC foi publicado recentemente neste artigo científico.

As informações são do Space.com.