A startup brasileira Vertical Connect deve apresentar este ano uma família de “carros voadores” ou eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical) chamada Gênesis.

A empresa que atua no ramo de aviação planeja lançar diferentes modelos no segundo semestre de 2024. Cada um foi pensado para diferentes funções, desde táxi aéreo para duas pessoas até auxílio no agronegócio. 

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Como é o carro voador brasileiro

  • O pioneiro da linha será o GX-AB, projetado para irrigação no campo e com capacidade para levar até 200 litros a bordo.
  • Já o G-X1 é um táxi aéreo para trajetos curtos capaz de levar até 2 pessoas com uma hora de autonomia de voo por carga.
  • O restante da linha será composta pelo: GX-H, uma ambulância aérea; o GX-F, para combate a incêndios; o GX-P, para uso policial e o GX-L, com capacidade para levar até 560 kg e voltado para o setor de logística.

Além de elétricos, todos são autônomos, ou seja, podem voar sem um piloto a bordo (até mesmo no táxi aéreo G-X1). Com 8 motores elétricos (um para cada hélice), a aeronave possui 5 m de comprimento, 4,8 m de largura e 1,40 m de altura.

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A autonomia de voo é de até uma hora (60 minutos) a cerca de 500 metros de altitude. Já a velocidade máxima é de 130 km/h.

Carro voador brasileiro GX-F pode ser lançado este ano.
O GX-F é a versão do eVTOL pronta para combater queimadas e incêndios. Imagem: Divulgação

Preço

O Gênesis irá custar a partir de US$ 2 milhões na configuração de táxi aéreo (G-X1). Mais de R$ 9,7 milhões na cotação atual sem a adição de impostos e taxas.

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O eVTOL brasileiro será fabricado em Itaitinga, no Ceará. O projeto é fruto de parcerias da startup com o governo estadual, o IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), o Banco Nordeste e o Governo Federal.