Nós, do Olhar Digital, estamos falando há um bom tempo do grande lançamento da Apple neste ano: os óculos de realidade mista Vision Pro.
É verdade que já existem outros equipamentos parecidos no mercado. A entrada da Apple no segmento, porém, deve causar um grande impacto, levando esse tipo de tecnologia a novos públicos.
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Um grande desafio que a companhia deve enfrentar envolve o preço do produto. Ao lançar o iPad, em 2010, a empresa cobrou US$ 499. Anos antes, o iPod saía a US$ 399. Atualmente, um iPhone 15 Pro Max (o top de linha) é vendido a US$ 999 nos Estados Unidos.
O Vision Pro custa US$ 3.500! E as pessoas não estão acostumadas a usar esse tipo de óculos. Ou seja, elas vão querer experimentar antes de gastarem tanto dinheiro assim.
Pensando nisso, a Apple treinou os funcionários e preparou um mega esquema de testes nas lojas americanas a partir do dia 2 de fevereiro, data de lançamento.
E segundo informa o último boletim “Power On“, do jornalista Mark Gurman, para a Bloomberg, esses testes serão muito complexos, com duração aproximada de 25 minutos por pessoa!
Todo tipo de ajuste possível
- Em primeiro lugar, é importante dizer que esses testes serão agendados – o primeiro horário é o das 8h da manhã;
- As lojas Apple terão mais de um aparelho por vez para testes – as que ficam em locais mais movimentados contarão com mais de 10 para demonstrações simultâneas;
- Assim que chegar à loja, com hora marcada, o cliente terá o rosto escaneado por um funcionário da marca.
- Isso vai fornecer informações sobre o tamanho das hastes, do elástico e da espuma – tudo para os óculos de realidade mista ficarem bem encaixados;
- Para aqueles que usam óculos de grau, a Apple vai oferecer mais de 100 opções de lentes;
- Assim que a unidade estiver em mãos, o funcionário vai explicar como funciona a interface, o que inclui como controlar o ponteiro usando os olhos do usuário, como gesticular para fazer seleções e como segurar o fone de ouvido.
- O próximo passo serão os aplicativos. De acordo com Gurman, as pessoas poderão acessar fotos, imagens 3D, acessar a internet e também ver clipes ou pedaços de filmes com o Vision Pro.
- A ideia é oferecer aos usuários uma experiência atraente, mas não exaustiva – de preferência, deixando-os ansiosos por mais.
- Os clientes serão incentivados a experimentar o Vision Pro em uma loja física, mas, se comprarem o dispositivo online, terão acesso ao sistema de digitalização facial.
- O produto pode então ser empacotado e enviado para eles.
Previsão de vendas
O Vision Pro é, definitivamente, um grande lançamento, talvez o maior em uma década, da Apple.
A empresa, no entanto, sabe que o produto é caro e que as pessoas não estão acostumadas a usá-lo. Nem sabem se precisam mesmo disso.
Diante desses fatos, rumores apontam que a Apple teria produzido um número limitado de óculos para o lançamento: algo em torno de 80 mil exemplares apenas.
Em 2024 inteiro, a companhia fundada por Steve Jobs estaria trabalhando com a ideia de ter apenas meio milhão de aparelhos pro mundo todo.
É claro que, se as vendas forem excelentes, a empresa vai aumentar a produção.
Esse rumor, no entanto, indica que a Apple pode trabalhar também com a ideia também de um óculos de realidade aumentada mais acessível – mas nem tanto.
Vamos aguardar os próximos passos antes, durante e depois do lançamento. E começar a juntar dinheiro. Porque US$ 3.500 é salgado – e dá medo de fazer a conversão pro real.
As informações são do The Verge.