Nós, do Olhar Digital, estamos falando há um bom tempo do grande lançamento da Apple neste ano: os óculos de realidade mista Vision Pro.

É verdade que já existem outros equipamentos parecidos no mercado. A entrada da Apple no segmento, porém, deve causar um grande impacto, levando esse tipo de tecnologia a novos públicos.

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Um grande desafio que a companhia deve enfrentar envolve o preço do produto. Ao lançar o iPad, em 2010, a empresa cobrou US$ 499. Anos antes, o iPod saía a US$ 399. Atualmente, um iPhone 15 Pro Max (o top de linha) é vendido a US$ 999 nos Estados Unidos.

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O Vision Pro custa US$ 3.500! E as pessoas não estão acostumadas a usar esse tipo de óculos. Ou seja, elas vão querer experimentar antes de gastarem tanto dinheiro assim.

Pensando nisso, a Apple treinou os funcionários e preparou um mega esquema de testes nas lojas americanas a partir do dia 2 de fevereiro, data de lançamento.

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E segundo informa o último boletim “Power On“, do jornalista Mark Gurman, para a Bloomberg, esses testes serão muito complexos, com duração aproximada de 25 minutos por pessoa!

Todo tipo de ajuste possível

  • Em primeiro lugar, é importante dizer que esses testes serão agendados – o primeiro horário é o das 8h da manhã;
  • As lojas Apple terão mais de um aparelho por vez para testes – as que ficam em locais mais movimentados contarão com mais de 10 para demonstrações simultâneas;
  • Assim que chegar à loja, com hora marcada, o cliente terá o rosto escaneado por um funcionário da marca.
  • Isso vai fornecer informações sobre o tamanho das hastes, do elástico e da espuma – tudo para os óculos de realidade mista ficarem bem encaixados;
  • Para aqueles que usam óculos de grau, a Apple vai oferecer mais de 100 opções de lentes;
  • Assim que a unidade estiver em mãos, o funcionário vai explicar como funciona a interface, o que inclui como controlar o ponteiro usando os olhos do usuário, como gesticular para fazer seleções e como segurar o fone de ouvido.
  • O próximo passo serão os aplicativos. De acordo com Gurman, as pessoas poderão acessar fotos, imagens 3D, acessar a internet e também ver clipes ou pedaços de filmes com o Vision Pro.
  • A ideia é oferecer aos usuários uma experiência atraente, mas não exaustiva – de preferência, deixando-os ansiosos por mais.
  • Os clientes serão incentivados a experimentar o Vision Pro em uma loja física, mas, se comprarem o dispositivo online, terão acesso ao sistema de digitalização facial.
  • O produto pode então ser empacotado e enviado para eles.

Previsão de vendas

O Vision Pro é, definitivamente, um grande lançamento, talvez o maior em uma década, da Apple.

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A empresa, no entanto, sabe que o produto é caro e que as pessoas não estão acostumadas a usá-lo. Nem sabem se precisam mesmo disso.

Diante desses fatos, rumores apontam que a Apple teria produzido um número limitado de óculos para o lançamento: algo em torno de 80 mil exemplares apenas.

Em 2024 inteiro, a companhia fundada por Steve Jobs estaria trabalhando com a ideia de ter apenas meio milhão de aparelhos pro mundo todo.

É claro que, se as vendas forem excelentes, a empresa vai aumentar a produção.

Esse rumor, no entanto, indica que a Apple pode trabalhar também com a ideia também de um óculos de realidade aumentada mais acessível – mas nem tanto.

Vamos aguardar os próximos passos antes, durante e depois do lançamento. E começar a juntar dinheiro. Porque US$ 3.500 é salgado – e dá medo de fazer a conversão pro real.

As informações são do The Verge.