Equipe do MIT constrói moto elétrica movida a combustível de hidrogênio

A equipe estava interessada em explorar veículos movidos a hidrogênio como uma alternativa limpa
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 16/01/2024 02h15, atualizada em 16/01/2024 22h02
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A equipe de veículos elétricos do Massachusetts Institute of Technology (MIT) colocou para funcionar uma moto Ducati 900SS, que foi desmontada e então convertida em uma motocicleta com célula de combustível de hidrogênio. O código do design da moto, inclusive, está aberto para terceiros.

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Segundo informações do MIT News, a equipe decidiu construir este híbrido de célula de combustível com bateria para entender melhor essa fonte de combustível limpo, de maior densidade e menos usada e, esperançosamente, para inspirar outros a tentarem construir veículos que possam usar o hidrogênio como fonte de energia.

Projeto já tem quase um ano e começou em outro modelo

A moto está em construção há cerca de um ano, começando com um veículo doado – uma Ducati Supersport de 1999.

Passo a passo da criação da moto movida a hidrogênio:

  • O motor de combustão e todos os acessórios associados foram arrancados, deixando apenas uma estrutura com direção, freios e suspensão.
  • Foi instalado um motor de força elétrico, com uma pequena bateria e transmissão direta por corrente na roda traseira.
  • O sistema de hidrogênio foi adicionado como um extensor de autonomia, extraindo continuamente energia através de uma célula de combustível, alimentada por um cilindro de gás montado sob a traseira da moto.

Nosso veículo foi totalmente projetado para pesquisa, para que você possa trocar componentes e obter dados reais de hardware sobre a qualidade de seus projetos.

Aditya Mehrotra, líder do projeto no MIT

No vídeo abaixo, a motocicleta não aparenta ser muito rápida. Porém, a equipe está se preparando para substituir o motor elétrico pronto para uso por algo um pouco mais animado e personalizado.

Ao longo dos anos, houve algumas tentativas de criar motocicletas de hidrogênio por parte de fabricantes de motocicletas. Mais recentemente, a Kawasaki modificou um de deus modelos para queimar hidrogênio em seu motor de combustão de 1.000 cilindradas. A marca está colocando o protótipo em testes este ano.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.