A FedEx, companhia de entregas estrangeira similar ao que temos no Brasil com os Correios, anunciou nos últimos dias que está lançando uma nova plataforma, chamada fdx, que vai servir como um e-commerce. A promessa é fornecer aos consumidores uma “experiência pós-compra personalizada”. As informações são do The Verge.

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A plataforma, com capacidade de “oferecer soluções de ponta a ponta no comércio eletrônico”, será focada em ajudar empresas a gerir a sua cadeia de abastecimento, vender aos clientes e administrar as entregas. Além disso, a companhia pretende melhorar a experiência do comprador.

A ideia é chegar ao mercado como um concorrente de peso para a Amazon.

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O anúncio da empresa ainda esclarece que a fdx vai combinar ferramentas comerciais já existentes na FedEx na hora de gerar a prometida experiência pós-compra personalizada. Por exemplo:

  • Marcas poderão fornecer aos clientes informações mais precisas sobre pedidos ou estoque;
  • Usar informações dos dados da rede de pedidos da FedEx para gerenciamento de pedidos;

Christina Meek, gerente de relações globais da FedEx, contou mais detalhes ao The Verge. Segundo a executiva, eles não querem entrar de fato no mercado de marketplaces, mas sim disponibilizar para empresas “capacidades e insights digitais” enquanto elas controlam a experiência do cliente.

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A competição com a Amazon deve se acirrar com a chegada do fdx, já que a empresa de Jeff Bezos é vista como uma grande ameaça aos negócios da FedEx. Em 2019, a FedEx recusou-se a renovar um contrato para transportar cargas da Amazon através da FedEx Express. A Amazon respondeu proibindo seus vendedores de usar o FedEx para entregas Prime, mas a medida acabou suspensa no ano seguinte.

Nos últimos anos, a FedEx tem reconhecidamente perdido terreno para a Amazon no mercado de entregas, vendo a rival superar seus números de entregas de pacotes a domicílio nos EUA.