A Vodafone, operadora móvel multinacional inglesa, fechou uma parceria de 10 anos com a Microsoft para levar IA generativa, serviços digitais, empresariais e em nuvem para mais de 300 milhões de empresas e consumidores em toda a Europa. Segundo a Reuters, a companhia britânica investirá US$ 1,5 bilhão no projeto, que deve usar a tecnologia do Copilot e Azure, essa última da OpenAI, para aprimorar seus serviços.
O que mais você precisa saber:
- A parceria também se estende aos mercados africanos;
- De acordo com a Vodafone, o projeto visa ainda substituir os data centers físicos por serviços de nuvem Azure mais baratos e escaláveis;
- O chatbot da companhia, TOBi, também deve ser melhorado com a chegada da tecnologia da Microsoft;
- Para a Vodafone, a liderança da Microsoft em IA, sustentada por sua parceria OpenAI, transformará o atendimento ao cliente da empresa de telecomunicações;
- Já a Microsoft, além de disponibilizar de sua tecnologia em IA, também será um investidor de capital na plataforma IoT (Internet das Coisas) da Vodafone;
- A big tech também deve auxiliar na expansão da plataforma financeira móvel da Vodafone na África;
- Para a Microsoft, a força da Vodafone em IoT e serviços financeiros será estrategicamente importante para a empresa.
Leia mais!
- Microsoft, Apple e mais: as empresas mais valiosas do mundo em 2024
- UE pode investigar aporte financeiro da Microsoft na OpenAI
- Microsoft Copilot: o que é e como usar inteligência artificial?
Para atrair clientes, a Vodafone explicou que, com a parceria, o TOBi, chatbot baseado em IA da empresa, ganhará respostas mais consistentes e inteligentes, graças a tecnologia da Microsoft e OpenAI.

O objetivo é que os novos recursos e ferramentas ajudem os clientes a tomar decisões financeiras mais inteligentes, pontuou o diretor comercial da Microsoft, Judson Althoff.
Microsoft lança novos recursos de IA
A notícia de parceria com a Vodafone chega após a Microsoft anunciar o Copilot Pro, uma assinatura premium que potencializa a experiência do Copilot com recursos avançados.
Outra novidade é que o novo serviço possibilitará a criação de modelos personalizados chamados Copilot GPTs. A assinatura também oferece acesso prioritário aos modelos mais recentes, começando com o GPT-4 Turbo da OpenAI. Saiba detalhes do novo Copilot Pro aqui!