Produtos e Reviews

O que são switches de camada 3?

O universo da tecnologia é muito abrangente. Existem muitos termos, gadgets e dispositivos que compõem um ecossistema de tecnologia de rede. Neste artigo, o Olhar Digital desvenda para você o que é um switch de rede de três camadas.

Leia mais:

O que é um switch de rede?

Para compreender um switch de rede de três camadas, você deve entender primeiro que o switch é um dispositivo que distribui dados em um sistema de rede cabeado.

Para compreender para que serve o dispositivo, imagine uma casa com oito cômodos e apenas um roteador, que normalmente conta com apenas 4 saídas de rede de fábrica. O ideal, para que todos os cômodos da casa deste usuário possam ter internet cabeada, é contar com um switch de rede.

O Switche de camada 3 pode ser usado tanto em ambientes empresariais quanto residenciais. (Imagem: Pexels/ Lucas Gabriel MH)

Portanto, o switch de rede é um dispositivo muito utilizado em empresas, principalmente aquelas que não têm sistema de internet sem fio ou até mesmo em ambientes de servidor para aumentar a quantidade de saída de dados e assim conectar mais equipamentos em uma rede, seja ela empresarial ou não.

O que são os switches de 3 camadas?

Um comutador de rede que atua na camada 2 e 3 do modelo OSI é um switch layer 3 (ou camada 3). Ele possui as funcionalidades de switch e roteador combinados no mesmo equipamento. Isso permite uma troca de informações mais rápida entre dispositivos conectados na mesma sub rede ou VLAN.

Qual a sua utilidade no dia a dia?

O Switch 3 pode ser útil em configurações simples, como em casa, para expandir o número de dispositivos conectados à rede, quando o roteador possui um número limitado de portas. Ele permite a conexão de até três dispositivos adicionais, como computadores, impressoras ou dispositivos de mídia.

O que considerar na hora de comprar um switch 3?

  • Tamanho da rede: caso esteja configurando uma pequena rede local, como uma LAN doméstica, um switch de camada 2 geralmente será suficiente. Se você precisar conectar dispositivos em diferentes redes ou criar sub-redes lógicas, você pode achar um switch de camada 3 mais adequado.
  • Necessidades de roteamento: se você precisa que seu switch faça roteamento entre diferentes sub-redes ou VLANs, um switch de camada 3 é a escolha certa. Ele possui inteligência de roteamento IP incorporada e pode decidir qual a melhor rota para cada pacote baseado nos endereços IP.
  • Velocidade e capacidade: um switch de camada 3 geralmente oferece mais velocidade e capacidade do que um switch de camada 2, pois ele pode processar mais pacotes por segundo e suportar mais portas. No entanto, isso também depende da qualidade do hardware e do software do switch.
  • Funcionalidades adicionais: alguns switches de camada 3 podem oferecer recursos adicionais que podem melhorar o desempenho e a segurança da sua rede, como VLANs dinâmicas, QoS (qualidade de serviço), STP (spanning tree protocol), IGMP snooping, port mirroring, entre outros.

Esta post foi modificado pela última vez em 15 de janeiro de 2024 16:26

Compartilhar
Publicado por
Lucas Gabriel Machado Henriques