A linha Galaxy S24 da Samsung foi anunciada nesta quarta-feira (17) com foco em inteligência artificial, e um dos principais recursos incluídos no smartphone foi desenvolvido pelo Google — e também será disponibilizado em outros smartphones Android. Conheça o Circle to Search:

O que é o Google Circle to Search

Uma nova maneira de fazer pesquisas no smartphone, o novo recurso Circle to Search exige um pequeno movimento para iniciar uma busca: faça um círculo com o dedo na tela do smartphone, pressione um botão, e encontre uma página de respostas do buscador com resultados relacionados ao que você circulou. Simples, não?

publicidade

De certa forma, o recurso lembra o Google Lens, mas ele exige uma etapa a menos de ação antes de funcionar. Enquanto o Lens precisa que o usuário abra um app, o Circle to Search funciona em qualquer tela do smartphone.

Para iniciar o uso da funcionalidade, basta pressionar o botão central de navegação do Android (caso você esteja no modo com três botões para navegar) ou a barra de navegação (no modo por gestos). A partir daí, o sistema operacional congela a tela exibida e o usuário pode desenhar um círculo com o dedo, selecionar um item específico, ou até mesmo riscar uma parte de um texto para iniciar uma busca.

publicidade

De acordo com o Google, o recurso faz parte da ferramenta de “multisearch”, que permite fazer buscas a partir de texto e imagens simultaneamente. A empresa diz que o multisearch ajuda a entender “por que”, além do “o que”: em um exemplo postado no blog da empresa, além de entender qual é a comida que aparece em uma imagem, a ferramenta permite pesquisar também o que faz ela ser popular.

Circle to Search chega ainda em janeiro a alguns smartphones Android

A linha Galaxy S24 é uma das principais, mas não será a única a receber a ferramenta: o Google também disponibilizará no dia 31 de janeiro o Circle to Search em smartphones da linha Pixel 8. Futuros smartphones premium com a plataforma também devem receber a funcionalidade conforme sejam anunciados e lançados.