Entre as marcas que mais se destacam no mundo da tecnologia, a Apple e a Samsung são as que mais entregam dispositivos que marcaram e continuam fazendo história na vida dos consumidores. Se você pensa em adquirir um aparelho das gigantes da tecnologia, veja a seguir um comparativo entre os dois tablets topo de linha delas: Samsung Galaxy Tab S9 e o Apple iPad Pro.

Leia mais:

publicidade

Samsung Tab S9 Ultra

O Samsung Tab S9 tem uma tela maior que a do iPad Pro. (Imagem: Samsung)

A Samsung desenvolveu o Samsung Tab S9 Ultra como um aparelho top de linha. Este aparelho apresenta alto desempenho e uma tela que se adapta perfeitamente a diversos tipos de tarefas e funções, proporcionando muito conforto e praticidade.

Lançado no início de 2023, o Samsung Tab S9 pesa aproximadamente 100 gramas a mais. O que é tolerável, considerando que sua tela é maior do que a do seu concorrente, o iPad Pro 12.9.

publicidade

O aparelho vem de fábrica com o Android 13 e o sistema Samsung One UI 5.1, o mais recente da Samsung. Provavelmente, ele terá mais alguns anos de atualização, o que é uma das vantagens da big tech para seus usuários.

Em relação ao custo-benefício, os valores de mercado encontrados estão bem similares entre o Samsung Galaxy Tab e o iPad Pro 12.9. No entanto, ele traz como vantagem 12 GB de RAM e 512 GB de memória interna, que funcionam com agilidade e conforto para diversas atividades. Vale lembrar que podem ir desde editar fotos e vídeos até produzir textos e fazer apresentações de slide.

publicidade

Outro detalhe interessante do Samsung Tab S9 é que o aparelho, além de muita memória, da como opção a expansão para até mais 1T (Terabyte) por meio de MicroSDXC. Algo não adotado pela Apple em nenhum de seus dispositivos.

iPad Pro 12.9

O iPad Pro é um dispositivo muito indicado para usuários que trabalham já com o ecosistema da Apple devido a infinidade de ferramentas disponíveis para ilustração. (Imagem: Apple)

O iPad Pro 12.9 apresenta a vantagem de já vir com o sistema mais recente. No Samsung Tab S9 Ultra, o usuário encontrará a situação de ter que, em algum momento, realizar a atualização do sistema operacional.

publicidade

Outro detalhe interessante é que ele apresenta menos peso que o dispositivo concorrente, somando apenas 685 gramas totais. Já em relação ao processamento de cores, a Apple sai na frente com sua GPU processando até 16 milhões de cores simultaneamente, assim como a já tradicional tela retina. Com os conteúdos mais realistas e com uma maior riqueza de detalhes ao serem exibidos na tela do dispositivo.

Em relação à memória, o iPad Pro compete diretamente com o Tab S9 Ultra, ficando um pouco atrás apenas por ter somente 8 GB de memória RAM. No entanto, esse detalhe se torna quase imperceptível, pois o sistema do iPadOS, bem como todo o ecossistema Apple, apresenta bom desempenho mesmo com pouca memória RAM, devido à integração entre hardware e software.

Considerações finais

Comparando os preços, a Samsung leva uma pequena vantagem, com o valor do seu top de linha começando em R$ 8 mil, enquanto a Apple oferece o iPad Pro, seu top de linha, a partir de R$ 13 mil.

No que diz respeito ao hardware, as duas gigantes competem lado a lado em termos de qualidade de processamento e produtividade em seus lançamentos recentes. No entanto, se o usuário já está acostumado a usar as ferramentas exclusivas da Apple, que são focadas em design, o ideal é investir um pouco mais e adquirir o iPad Pro.

Ainda assim, se o valor do produto for uma prioridade, investir no Tab S9 Ultra é uma boa opção. A Samsung, em parceria com a Play Store e a própria loja de aplicativos da linha Galaxy, oferece diversas ferramentas que não deixam nada a desejar.