Não é novidade que a Meta, através de suas redes sociais, obtém dados de usuários e para compartilhar com milhares de empresas. Agora, um estudo da Consumer Reports revelou a dimensão em que esses dados são obtidos pelas empresas através do Facebook.

Como reportou o The Verge, os pesquisadores revelaram que, em média, a rede social da Meta obteve dados de 2.230 empresas para cada um dos 709 painéis de voluntários que colaboraram com o estudo. No caso de um voluntário específico, seus dados foram compartilhados com até 48 mil empresas.

publicidade

Utilizando o recurso “Baixe suas informações” do Facebook, a pesquisa descobriu que a rede social compartilhou as informações dos voluntários para 186.892 empresas.

Leia mais:

publicidade

Para que as empresas usam seus dados?

Ao utilizar a plataforma de publicidade da Meta, essas empresas conseguem obter informações pessoais e hábitos de compra dos clientes. Esses dados são utilizados para veicular anúncios direcionados aos usuários e pessoas com perfis semelhantes.

A pesquisa ainda descobriu algumas das empresas que mais continham dados de usuários. A principal delas é a corretora de dados LiveRamp que obteve dados de 96% dos arquivos de voluntários do estudo.

publicidade

Outro destaque foram grandes varejistas norte-americanas como The Home Depot, Walmart e Amazon.

O estudo não conseguiu identificar todas as empresas envolvidas, isso porque a maioria usava combinações complexas de caracteres ou nomes genéricos em seus registros.

publicidade

Em nota enviada ao site The Markup, o porta-voz da Meta, Emil Vazquez, defendeu a prática de compartilhamento de dados da empresa:

Oferecemos uma série de ferramentas de transparência para ajudar as pessoas a compreender as informações que as empresas optam por compartilhar conosco e a gerenciar como elas são usadas.

Emil Vazquez, porta-voz da Meta.