Arábia Saudita tem projeto para estádio no topo de uma montanha

Projeto é mais um passo ambicioso do país para ficar mais perto de conseguir se tornar sede da Copa do Mundo de 2034
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 19/01/2024 18h40
estádio arábia saudita
Imagem: Reprodução/Populous
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Arábia Saudita segue forte com seus investimentos esportivos. Após ter levado muitas estrelas do futebol para sua liga local, as informações recentes do jornal New Atlas mostram o desejo do país de inaugurar um estádio moderno e chamativo. A localização é inusitada: ele ficaria no topo de uma montada, à beira de um penhasco, com um design flexível que incorpora um grande display de LED.

Leia mais:

A montanha escolhida para o local da construção fica a 200 metros de altura em relação à superfície, e está a 40 minutos de distância de Riad, a capital do país. O projeto já tem nome, que deverá ser Estádio Príncipe Mohammed Bin Salman.

Veja mais detalhes do projeto:

Arena será usada para mais eventos além do futebol

É claro que aqui no Brasil pensamos primeiro no futebol ao falar de uma arena como essa, mas o plano dos sauditas é que o estádio seja sede não apenas do esporte mais popular do mundo, mas de outros também, como boxe, além de concertos musicais.

A Arábia Saudita tem grande interesse em sediar a Copa do Mundo FIFA de 2034, e esse projeto é um dos trunfos para conseguir levar o evento para casa. O estádio também será usado por duas equipes locais, Al-Nassr, onde joga Cristiano Ronaldo, e Al-Hilal, onde está atuando o brasileiro Neymar.

Os diferenciais do Estádio Príncipe Mohammed Bin Salman:

  • Há o desafio de sediar concertos, jogos de futebol e demais esportes em uma área desértica da Arábia Saudita sem que o conforto do espectador fique comprometido.
  • A solução encontrada deve ser a instalação de um lago artificial abaixo do estádio.
  • Esse lago captaria água da chuva e a usaria para resfriar a área, usando um sistema de ar condicionado.
  • Outra novidade é a parede de LED que faria a transmissão ao vivo dos eventos.

Não há, ainda, uma previsão de quando o Estádio Príncipe Mohammed Bin Salman deverá estar pronto. Por enquanto, apenas a notícia de sua construção mostra como a Arábia Saudita segue com planos ambiciosos em seu país, seja com relação ao futebol ou a demais eventos.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.