Arqueólogos conseguiram encontrar uma moeda de prata de 2.500 anos atrás, em Jerusalém, Israel. O item, considerado extremamente raro, dá evidência de que moedas eram usadas no sistema econômico da antiga Judeia. As informações são do site Live Science.

O que você precisa saber:

publicidade
  • A moeda de prata foi cortada para avaliar seu peso em prata;
  • O item é muito raro e poucas moedas como essa teriam sido produzidas na época;
  • Itens para mensurar o peso de mercadorias também foram encontrados, provando a prática do comércio tradicional;

Leia mais:

A moeda, no entanto, estava cortada em duas. Os arqueólogos teorizam que ela foi separada dessa forma para que pudesse ser avaliada pelo seu peso em prata. Os especialistas ainda indicam que a moeda, uma das poucas de prata da época, foi feita no século VI ou V a.C.

publicidade

A descoberta ocorreu em uma escavação em uma área que fica a cerca de 16 quilômetros do sudoeste de Jerusalém. A região foi uma zona rural da antiga Judeia, cuja Jerusalém era a capital.

“A moeda é extremamente rara, e contando com ela, apenas meia dúzia de moedas deste tipo foram encontradas em escavações arqueológicas no país”, disse Robert Kool, especialista em moedas da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), em comunicado.

publicidade

“As moedas foram cunhadas num período em que a utilização de moedas estava apenas começando”, completou Robert.

A moeda de prata não foi a única descoberta da escavação

Durante a expedição, arqueólogos também encontraram uma espécie de casa com quatro cômodos, habitação tradicional para aquele período, e ainda desenterram uma unidade esférica de shekel, item usado na época para pesar produtos comerciais caros, como especiarias.

publicidade
Imagem: Divulgação/Autoridade de Antiguidades de Israel

No comunicado da Autoridade de Antiguidades de Israel, é informado que itens usados para padronizar o peso, com o shekel, são a evidências da prática do comércio naquele período, com uso de medidas para pesar metais, especiarias e outras mercadorias caras.

A moeda de prata, por sua vez, surge como prova de que os pagamentos no comércio da antiga Judeia tinham passado de pesagem de peças de prata para o uso de dinheiro.