Produção de novas séries nos EUA foi menor em 2023

Número de novas produções originais norte-americanas mostram queda até mesmo se compararmos aos anos impactados pela pandemia
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Lucas Soares 19/01/2024 16h52, atualizada em 19/01/2024 16h54
séries eua
Foto: Divulgação/HBO
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Desde a chegada do streaming, houve uma alta no número de produção de séries originais nos Estados Unidos em todas as plataformas que conhecemos, como Netflix, Prime Video ou HBO. No entanto, tal fenômeno, chamado lá fora de Peak TV, parece enfim estar perdendo a força. Isso porque o número de novas séries que os EUA produziram em 2023 caiu, segundo dados da Ampere Analysis.

Leia mais:

Os números mostram que no total do último ano, 481 temporadas de séries originais foram produzidas. Uma queda severa ao olharmos para os dois anos anteriores, 2021 e 2022, onde em cada um deles ficou registrado a realização de 633 séries originais estadunidenses.

O mais impressionante é que mesmo em 2020, ano que notavelmente foi prejudicado pela covid-19 e teve número reduzido de produções, o número de novas temporadas supera o de 2023: naquele ano, foram 510 temporadas de séries originais indo ao ar.

Greve em Hollywood é explicação

  • A explicação para números mais baixos agora não é tão difícil, e provavelmente ao começar a ler essa matéria você até já sabe o motivo.
  • A Ampere Analysis ressaltou que a greve trabalhista em Hollywood é um grande fator para os dados mostrados.
  • No entanto, a empresa pontua que o “boom” em produções visto nos últimos anos, ou seja, a Peak TV, parece estar chegando ao seu fim.
  • Na previsão feita pela empresa, a tendência é que 2024 siga com os números em queda e apresente um número ainda menor de novas temporadas de séries originais do que o ano anterior.

Produziu menos em casa, trouxe mais de fora

Na contramão do que vemos nas produções feiras dentro dos EUA, os dados mostraram que o número de séries importadas de outros países cresceu. Um total de 367 séries em catálogos de streaming estadunidenses foram feitas fora do país.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.