O Google está planejando a inserção de um gerador de imagens com inteligência artificial (IA) ao Bard em breve, da mesma forma que o Microsoft Bing/Copilot faz, indicou o 9TO5Google.

A novidade foi compartilhada por Dylan Roussel no X. A informação consta em um registro de alterações não publicado, datado de quinta-feira (18) (mas que foi escrito e vazado antes desta data) e revela como você pode “Criar imagens com o Bard”.

publicidade

Leia mais:

Segundo o responsável pelo vazamento, o Bard receberá incremento do Imagen, “tecnologia de difusão” de texto para imagem do Google.

Já segundo o conteúdo vazado, o usuário poderá “criar imagens cativantes para trabalhar, jogar e qualquer outra coisa intermediária com o Bard. É fácil de usar – apenas digite algumas palavras para dar vida à sua imaginação – começando com comando em inglês. Clique em ‘Gerar mais’ para mais opções e baixe as que você gosta”.

Ele ainda explica por que você deveria fazer isso: “Às vezes, você tem uma imagem em sua mente e, agora, pode facilmente trazê-la à vida. Crie imagens totalmente incríveis em segundos sem precisar aprender como usar softwares complexos.”

Imagen

  • Em dezembro passado, o Google anunciou o Imagen 2 com “melhoria significativa na qualidade das imagens” (veja mais abaixo);
  • Ele permite criar “imagens de alta qualidade, alta resolução e esteticamente agradáveis”;
  • O Imagen 2 é mais voltado ao uso empresarial, como na criação de logomarcas ou criação de imagens com sobreposição de texto.

Amostra da capacidade do Imagen 2 – e que poderemos ter no Bard (Imagem: Reprodução/Google)

Pesquisa do Google tem recurso similar

Em outubro, a Pesquisa do Google acrescentou gerador de imagens similar. Se você ativou a Experiência de Pesquisa Generativa (SGE), você pode encontrar o recurso aqui (é preciso ter o Google Chrome aberto).

Comandos de “desenhar” ou “esboçar” podem ser digitados diretamente no campo de busca. O SGE gera quatro imagens de uma vez (como o Bing/Copilot), e há lites diários de uso.

Contudo, o SGE não gera imagens de conteúdos prejudiciais, enganosos ou explícitos. Comandos com pessoas famosas ou rostos foto-realísticos também serão bloqueados.

Além disso, cada imagem gerada terá metadados rotulando que a imagem foi gerada por IA, e terá marca d’água incorporada e invisível. O recurso será criado via SynthID, do próprio Google.