Olhar Espacial: As fascinantes estrelas binárias

O astrônomo e colunista do Olhar Digital Marcelo Zurita explicou como a ciência descobriu as estrelas binárias
Júlia Dal Rovere19/01/2024 21h17
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em mais de 4 milhões de anos de desenvolvimento do conhecimento humano, aprendemos sobre quase tudo o que estava à nossa volta. Mas até 4 séculos atrás, nossa ciência se limitava ao alcance da nossa visão. Até que Galileu Galilei apontou seu telescópio para as estrelas e descobrimos que ainda havia muito mais a se descobrir. E uma dessas descobertas é que as estrelas no Universo podem ter companheiras.

Em 1617, o matemático e entusiasta pela Astronomia Benedetto Castelli escreveu uma carta para Galileu Galilei, pedindo que ele observasse a estrela Mizar. Mizar fica na constelação da Ursa Maior e era conhecida por sua proximidade visual da estrela Alcor. Elas são tão próximas, que a dupla era utilizada para teste de acuidade visual pelos árabes.

Entretanto, quando Galilei observou Mizar pelo telescópio, percebeu algo ainda mais espetacular: mergulhada em seu brilho, havia uma outra estrela ainda mais próxima. Ou seja, Benedetto Castelli havia descoberto as estrelas binárias.

Estrelas binárias são sistemas estelares formados por duas estrelas orbitando em torno de um centro de massa comum. Como as estrelas estão localizadas a enormes distâncias da Terra, nossa visão as enxerga como um único ponto de luz. Por isso, precisamos inventar o telescópio para termos a capacidade de descobrir essas maravilhas do Universo. Mas além de inspirar cenas de planetas alienígenas dos filmes de ficção, essa descoberta foi de fundamental importância para a nossa compreensão do Cosmos. 

A coluna Olhar Espacial é exibida toda sexta-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe!

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.