Os carros elétricos têm sido constantemente alvo de críticas por falhas no desempenho durante dias mais frios. Por exemplo, o caso do Tesla que emitiu vapor durante um carregamento.

Segundos o site Electrek, relatos que partem de um serviço de assistência rodoviária na Noruega dizem que o frio extremo parece afetar não necessariamente os veículos, mas sim os carregadores desses carros.

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O que já se sabe é que, por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, as falhas observadas no frio, sejam nos carregadores ou nos carros, são por motivos diferentes dos veículos a gasolina.

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No geral, o que se observa ao redor do mundo é que veículos movidos a combustível falham mais do que os carros elétricos no frio, porém, é mais fácil colher dados de carros a gasolina, já que existem muito mais deles.

Na Noruega, no entanto, quase 1 em cada 4 carros em circulação é elétrico, o que facilita a comparação, mas também acende um certo alerta para a capacidade dos veículos elétricos em temperaturas baixas.

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Frio europeu leva a falhas automobilísticas — mas não só dos carros elétricos

  • As últimas semanas na Noruega têm sido de frio extremo, o que tem levado a uma frequência maior de carros falhando devido a essas temperaturas.
  • A Viking, empresa de assistência rodoviária do país, confirma que só nos primeiros 9 dias do ano, foram 34.000 pedidos de assistência para carros com problemas.
  • Porém, apenas 13% desses chamados eram por falhas em carros elétricos.

Um fator importante que precisa ser levado em consideração e que não está no recorte desses dados é a idade dos veículos. Afinal, carros a gasolina tendem a falhar mais quando são mais velhos. E os veículos elétricos, em média, são muito mais novos, já que passaram a existir apenas recentemente.

Para sabermos se o frio é realmente um fator que piora o desempenho de veículos elétricos, ao que tudo indica, precisamos de dados mais precisos e de uma amostra maior.

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