Água da Terra pode ter vindo do espaço, diz estudo

Novo análise de meteoritos bilenares mostrou que água esteve presente na formação do espaço e do Sistema Solar
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Ana Luiza Figueiredo 22/01/2024 20h26
Planeta Terra visto do espaço
(Imagem: Emre Okutan/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Tudo que existe no Sistema Solar é produto de planetesimais, pequenos corpos rochosos de 4 bilhões de anos responsáveis pelos corpos celestes atuais, incluindo os planetas. Um novo estudo analisou meteoritos tão antigos quanto esses planetesimais e descobriu que eles já continham água.

Leia mais:

Água vinda do espaço

Como reportou o Space.com, pesquisadores testaram amostras de meteoritos supostamente tão antigo quanto os planetesimais. Nesse processo, eles encontraram impressões digitais de reações químicas que aconteceriam na presença de moléculas de água.

Os meteoritos não contêm mais água, mas foi possível rastreá-la:

  • Com o tempo, a água reage com os compostos químicos das rochas, se separando de seu átomo original e reagindo com os demais elementos.
  • Na presença de ferro, por exemplo, a água se une a ele e gera o óxido de ferro. Essa nova substância é o que colore a superfície de Marte.
  • A grande questão é que essa nova substância desaparece, levando consigo parte do ferro.
  • Então, os cientistas conseguiram testar a presença de água analisando o nível de ferro no meteorito em comparação com outros elementos das rochas especiais.
A partir de sondas e radiotelescópios foi possível ouvir o som de outros mundos do Sistema Solar e do Cosmos em geral
(Crédito: Sergey Nivens/ Shutterstock)

O que eles encontraram

Durante a comparação, os pesquisadores esperavam encontrar ferro na mesma quantidade de outros elementos, como níquel e cobalto. Ao invés disso, encontraram menos ferro, o que implica a presença de oxigênio que deu origem à reação — e, por consequência, água.

Os cientistas revelaram em comunicado que encontraram uma presença de oxigênio 10 mil vezes maior do que esperavam nos meteoritos.

Isso significa que as rochas que formaram os planetas, incluindo a Terra, e todos os corpos do sistema solar continham água em sua essência. Também indica que, assim como o hidrogênio e o oxigênio, outros componentes essenciais para a vida, como o carbono, também poderiam estar presentes no espaço e nas rochas responsáveis pela criação de tudo.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.