Imagem: Cortesia de NASA/Johns Hopkins APL/Universidade de Princeton
A NASA está planejando o lançamento da sonda Interstellar Mapping and Acceleration Probe (IMAP) em 2025. O objetivo dessa missão é estudar a heliosfera, espécie de bolha criada pelo Sol que envolve nosso Sistema Solar e protege a Terra e outros planetas de raios cósmicos.
Um dos instrumentos a bordo da IMAP é o Interstellar Dust Experiment (IDEX), que tem função de capturar e analisar partículas de poeira minúsculas que entram em nosso Sistema Solar vindas do espaço interestelar. Essas partículas de poeira são consideradas valiosas, pois contêm informações sobre a formação de galáxias, nuvens moleculares e planetas.
Leia mais:
Essas partículas são formadas em estrelas e são lançadas ao espaço por meio de explosões estelares conhecidas como supernovas. Elas fornecem informações preciosas sobre os processos de formação de suas estrelas e também sobre outros processos dos quais fazem parte enquanto viajam pelo espaço entre as estrelas.
A IMAP, juntamente com o IDEX e outros instrumentos científicos, está sendo transportada para o Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory, em Maryland (EUA), onde será instalada na sonda antes do lançamento programado para abril ou maio do próximo ano.
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de janeiro de 2024 20:59