A Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso acaba de confirmar o primeiro caso de uma nova subvariante da Covid-19 no Brasil.

Trata-se da JN 2.5, uma cepa surgida a partir da Ômicron, a variante do coronavírus que se tornou mais comum em todo o mundo.

publicidade

Leia mais

O diagnóstico é do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Foram testadas 15 pessoas que estavam com a doença no estado. Desse total, 4 mulheres deram positivo para a JN 2.5. Três dessas pacientes precisaram ser hospitalizadas, mas passam bem. Após receberem alta médica, seguiram para isolamento domiciliar.

publicidade

A quarta, porém, faleceu. A Secretaria afirma que ainda não é possível apontar a Covid como causa da morte, uma vez que a vítima tinha DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). As autoridades investigam o caso.

Além do Brasil, a nova subvariante já foi identificada no Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.

publicidade

A cepa predominante no Hemisfério Norte hoje, porém, é outra: a JN.1.

Sem criar pânico

A superintendente de Vigilância em Saúde do Mato Grosso, Alessandra Moraes, divulgou uma nota tranquilizando as pessoas.

publicidade

Os sintomas dessa nova subvariante são muito parecidos com os de uma gripe.

Segundo ela, é importante que todos continuem seguindo os protocolos de segurança e higiene.

O texto diz o seguinte: “Não é necessário criar pânico, mas é preciso sempre estarmos em alerta aos sintomas gripais. Orientamos o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado, além de lavar as mãos com sabão e/ou higienizar com álcool 70%.”

“É importante procurar a unidade de saúde mais próxima para que o médico defina a melhor condução do quadro. É imprescindível também a vacinação contra o coronavírus. Somente a imunização é eficaz na prevenção contra a doença”, finaliza.

As informações são do jornal Folha de S.Paulo e da Secretaria de Comunicação do MT.

Orientações da OMS

Além dessas dicas da doutora Alessandra Moraes, vale deixar aqui para vocês os aconselhamentos dados pela autoridade máxima de saúde no mundo: a OMS.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, para prevenir infecções e doenças graves, você deve:

  • Usar máscaras em áreas fechadas e lotadas;
  • Cobrir a boca quando tossir e espirrar;
  • Lavar suas mãos regularmente;
  • Acompanhar as notícias sobre as vacinas contra Covid e gripe, especialmente se estiver em um grupo de risco;
  • Ficar em casa se estiver doente;
  • Fazer o teste se tiver sintomas;
  • E não espalhar fake news.