O Brasil já possui a nova vacina da dengue. Chegaram em nosso território cerca de 750 mil doses da vacina, que o Sistema Único de Saúde (SUS) vai aplicar na população. A vacina é fabricada pela farmacêutica japonesa Takeda. A eficácia para combater a dengue ultrapassa os 80%. O Brasil será pioneiro na distribuição do imuzinante, já que nenhum outro país ainda fez a vacinação por meio de profissionais da saúde pública.

Leia mais:

publicidade

Quem deve receber esse primeiro lote são crianças e adolescentes, que estão nos grupos de risco. É esperado que até o final de novembro novos lotes cheguem, totalizando 6,5 milhões de doses. Seria o suficiente para vacinar mais de 3 milhões de brasileiros. A imunização completa só ocorre após a segunda dose da vacina.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já fez sua inspeção no lote que chegou ao Brasil, e na sequência, as vacinas foram para o controle de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (Incqs). Está planejado que essa etapa seja concluída ainda nesta semana, para que a campanha de vacinação comece o mais rápido possível.

publicidade

A quem as primeiras doses serão destinadas

  • A campanha de vacinação vai focar inicialmente nas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, considerados o grupo de risco;
  • O Ministério da Saúde alega que esta faixa etária é, após os idosos, onde a doença causa o maior número de hospitalizações;
  • Para idosos, no entanto, a vacina não foi liberada pela Anvisa; testes com a faixa etária ainda estão em andamento;
  • Não há informações sobre quais cidades terão o primeiro lote, mas o tamanho das cidades deve ser levado em conta, assim como os números de casos de dengue nos últimos anos.