Medicina e Saúde

Vacina da dengue: quem poderá receber o imunizante?

O Brasil já possui a nova vacina da dengue. Chegaram em nosso território cerca de 750 mil doses da vacina, que o Sistema Único de Saúde (SUS) vai aplicar na população. A vacina é fabricada pela farmacêutica japonesa Takeda. A eficácia para combater a dengue ultrapassa os 80%. O Brasil será pioneiro na distribuição do imuzinante, já que nenhum outro país ainda fez a vacinação por meio de profissionais da saúde pública.

Leia mais:

Quem deve receber esse primeiro lote são crianças e adolescentes, que estão nos grupos de risco. É esperado que até o final de novembro novos lotes cheguem, totalizando 6,5 milhões de doses. Seria o suficiente para vacinar mais de 3 milhões de brasileiros. A imunização completa só ocorre após a segunda dose da vacina.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já fez sua inspeção no lote que chegou ao Brasil, e na sequência, as vacinas foram para o controle de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (Incqs). Está planejado que essa etapa seja concluída ainda nesta semana, para que a campanha de vacinação comece o mais rápido possível.

A quem as primeiras doses serão destinadas

  • A campanha de vacinação vai focar inicialmente nas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, considerados o grupo de risco;
  • O Ministério da Saúde alega que esta faixa etária é, após os idosos, onde a doença causa o maior número de hospitalizações;
  • Para idosos, no entanto, a vacina não foi liberada pela Anvisa; testes com a faixa etária ainda estão em andamento;
  • Não há informações sobre quais cidades terão o primeiro lote, mas o tamanho das cidades deve ser levado em conta, assim como os números de casos de dengue nos últimos anos.

Esta post foi modificado pela última vez em 22 de janeiro de 2024 17:59

Compartilhar
Publicado por
Leandro Costa Criscuolo