Desde o lançamento do iPhone 13 Pro, o máximo de armazenamento interno que o usuário pode escolher é 1 TB. O limite persiste até hoje no modelo topo de linha mais atual da Apple, o iPhone 15 Pro Max. 

Um vazamento recente indica que a empresa de Cupertino pode mudar isso este ano com o iPhone 16. A versão Pro e Pro Max do aparelho pode contar com uma nova opção de 2 TB, o dobro da capacidade atual. 

O que você precisa saber

  • O rumor surgiu em um blog sul-coreano.
  • Segundo as informações, o iPhone 16 Pro e Pro Max terão até 2 TB e uma nova tecnologia de memória flash (QLC, ou Quad-Level Cell).
  • Atualmente, a Apple usa memórias do tipo TLC (ou Triple-Level Cell).
  • A mudança permitirá justamente oferecer mais capacidade no mesmo espaço físico, ou seja, a Apple poderá oferecer os 2 TB de armazenamento sem alterar quase nada no interior do aparelho.
iPhone 15
(Imagem: Dontree_M/ Shutterstock)

Leia mais:

Vale ressaltar que o mesmo vazador (Yeux1122) disse antes que o iPhone 15 Pro teria 2 TB, o que não aconteceu. Ainda assim, se a mudança realmente chegar este ano será uma boa notícia para quem usa o aparelho para gravar vídeos em alta resolução, por exemplo.

publicidade

A Apple também pode aumentar a capacidade do iPhone 16 padrão e Plus para 1 TB (e talvez oferecer 128 GB como novo padrão em modelos de entrada).

Vantagens da nova tecnologia de armazenamento

Além de oferecer mais armazenamento no mesmo espaço físico, a memória flash QLC pode reduzir o tamanho dos componentes de armazenamento, liberando espaço para peças como uma bateria maior.

O armazenamento QLC também é mais barato de produzir. Essa economia pode, pelo menos na teoria, deixar os iPhones menos caros. 

Lançamento do iPhone 16

Como de costume, só teremos a confirmação oficial da mudança no lançamento do iPhone 16, que provavelmente será em setembro de 2024.