A Antártica nem sempre foi como conhecemos hoje. No passado, a região não era completamente coberta de gelo e era possível chegar caminhando até lá. Nesse cenário, uma dúvida surge: quem pode ter sido o primeiro a descobrir e habitar essa (hoje) inóspita região?

Leia mais

publicidade

Homem pré-histórico pode ter descoberto a região?

  • Durante o período Cretáceo (entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás), a Terra era mais quente e florestas tropicais existiam ao longo da costa da Antártica.
  • Isso significa que era possível viver na região naquele período.
  • O problema é que isso aconteceu muito antes do surgimento dos primeiros humanos, há cerca de 2,4 milhões de anos.
  • Dessa forma, mesmo durante os períodos interglaciais, é improvável que qualquer parte da Antártica tivesse sido habitável sem a tecnologia moderna.
  • Além disso, esses períodos mais quentes não teriam sido uma boa oportunidade para tentar colonizar o local.
  • O alto nível do mar durante os interglaciais, impulsionado pelo derretimento parcial da Antártica e da Groenlândia, teria tornado os mares ao redor do continente uma barreira ainda mais extensa do que são hoje.
  • As informações são da IFLScience.
Base atual do Reino Unido na Antártica (Imagem: IvanGrabilin/Shutterstock)

A descoberta da Antártica

Oficialmente, as primeiras viagens documentadas às águas antárticas aconteceram no século XVI. Isso não significa, no entanto, que a história da interação humana com a região gelada tenha começado com os europeus.

Os feitos extraordinários da navegação polinésia, alcançando lugares tão remotos como Nova Zelândia, Havaí e Rapa Nui, sugerem que eles também possam ter chegado à Antártica.

publicidade

Um estudo sobre o tema encontrou evidências evidências de que os povos indígenas da Nova Zelândia estavam cientes da existência do continente. As baleias desempenham um papel central na cultura maori, incluindo espécies que se alimentam da costa antártica e migram para o norte para se reproduzir.

Histórias do marinheiro Hui Te Rangiora que liderou um barco no distante Oceano Antártico, provavelmente seguindo baleias migratórias, parecem datar de cerca de 1.400 anos atrás. Não se sabe até que ponto a viagem chegou perto da Antártica. No entanto, o nome Te tai-uka-a-pia – que significa “oceano congelado” – indica que alguém possa ter visto os enormes blocos de gelo da região.

publicidade

Outra possibilidade é que o povo Yaghan tenha chegado ao local. Esses nativos americanos visitaram as Ilhas Malvinas, e possivelmente ficaram um tempo por lá no século XIV. Isso abre a possibilidade que eles tenham conseguido ir mais longe.

Essas, por enquanto, são apenas hipóteses. Mas, se estiverem certas, outros povos teriam pisado no continente antártico muito antes da exploração europeia.

publicidade

Embora seja possível que a Antártica fosse conhecida antes da Era dos Descobrimentos, é mais difícil imaginar que alguém tenha tentado habitar aquela região no passado. Isso porque não havia tecnologia suficiente para transformar um território tão inóspito em um lar.