Gmail ganha atalho para excluir e-mails inúteis mais facilmente

Aqueles e-mails que se acumulam na caixa de entrada por inscrições que você nem se lembra de ter feito podem ser descartados com um clique
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 23/01/2024 19h46
gmail
Imagem: lilgrapher/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Se você é daqueles que deixa a caixa de entrada do Gmail acumular com correios desnecessários por preguiça do tempo que levaria até apagar todos, pode comemorar. A nova atualização do correio eletrônico trouxe uma função que vai permitir que você se livre desses e-mails inúteis com muito mais rapidez e facilidade.

Leia mais:

O atalho, por enquanto, está disponível no aplicativo do Gmail para celulares Android. Nele, é possível cancelar inscrições em e-mail automáticos, os grandes responsáveis por encher nossas caixas de entrada com conteúdo que não queremos receber.

O botão para executar o recurso aparece ao lado do botão de três pontos que está sempre nos correios que recebemos. Então, basta fazer o gerenciamento de quais inscrições quer deixar ativas e quais deseja cancelar. É possível ainda, através desse atalho, ir ao site de origem daquele e-mail, caso seja de seu interesse.

Experiência de usuário simplificada

  • A medida chega como uma maneira de tornar mais agradável, simples e dinâmica a navegação pelo servidor de e-mails do Google.
  • O processo para se livrar desses e-mails era mais demorado antes. Exigia que abríssemos a mensagem, para clicar no link de cancelamento e então confirmar.
  • Tudo agora pode ser feito com apenas um clique, com um processo mais direto e ágil.

Na versão web do Gmail, essa função já estava presente desde o final do ano passado. O recurso permite que as caixas de entrada se vejam livres de spam, já que o grande volume dos e-mails indesejados costuma vir de inscrições para receber atualizações de sites ou serviços que acabam sendo feitas involuntariamente. Um número alto de e-mails desnecessários ainda acabava dificultando que usuários localizassem os correios eletrônicos realmente importantes.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.