Não é nem um carro, nem uma bicicleta, mas incorpora as vantagens de ambos. O Twike é um veículo híbrido, e não pelos motivos óbvios. De origem europeia, este projeto peculiar é alimentado tanto por um motor elétrico quanto por pedais.

É um carro ou uma bicicleta?

  • O Twike é um híbrido alimentado por um sistema de baterias de 400 volts, que substituiu o motor a gasolina, e por um par de pedais de bicicleta.
  • A ideia é que os pedais aumentem a capacidade do motor elétrico, caso necessário.
  • Ao contrário das e-bikes, o Twike possui um teto e capacidade para duas pessoas.
  • O veículo conta com três rodas, uma na frente e duas traseiras, semelhante a um triciclo, e possui recursos como controle de cruzeiro e frenagem regenerativa.
  • Para acionar os freios, é necessário girar os pedais no sentido contrário.
Imagem: divulgação Twike
Imagem: divulgação Twike

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Condução e alcance

O veículo foi adquirido pelo YouTuber Aging Wheels, que constatou que, apesar da proposta interessante, conduzi-lo não é tão prático por sua estrutura, tornando a direção instável, especialmente em altas velocidades.

A autonomia varia de 50 a 248 milhas (aproximadamente 80 a 399 km), dependendo do tamanho da bateria equipada, segundo o site da Twike.

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Imagem: divulgação Twike

Quem teve a ideia?

O Twike foi desenvolvido na década de 80 por um grupo de estudantes suíços e começou a ser produzido comercialmente em 1995. Até hoje, está disponível para compra e é atualmente fabricado na Alemanha.

Custo superior a um modelo de carro elétrico

Este pequeno híbrido, com um design que parece ter saído de um desenho animado, tem um preço mais elevado do que se pode imaginar. Um Twike novo custa entre US$ 35 mil e US$ 50 mil na Alemanha, equivalente a aproximadamente R$ 171 mil a R$ 245 mil. Isso o torna mais caro do que muitos elétricos vendidos aqui no Brasil.