Lua Europa, de Júpiter (Imagem: Naeblys / Shutterstock.com)
A sonda Juno, da NASA, encontrou o que podem ser possíveis indícios de atividade da superfície de uma das luas de Júpiter. A Unidade de Referência Estelar (SRU) foi usada para fotografar a superfície de Europa com alta resolução.
Leia mais
Apesar dos indícios, a equipe de cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, liderada por Heidi N. Becker, afirma que as evidências são inconclusivas devido a diferenças na qualidade e nas condições das imagens.
As fotos de 2022 também incluem depósitos próximos de baixo albedo que podem estar associados à água líquida subsuperficial, dizem os pesquisadores. Essas manchas escuras podem estar associadas a plumas que acredita-se estarem expelindo água.
Novas missões previstas para os próximos anos devem agora investigar essa possível atividade da superfície da lua Europa. A missão JUICE, por exemplo, foi lançada em abril do ano passado e chegará a Júpiter em dezembro de 2031. Já o Europa Clipper está programado para ser lançado em 6 de outubro deste ano em um foguete Falcon Heavy, projetado pela empresa SpaceX.
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de janeiro de 2024 21:26