Olhar Espacial: o asteroide que rasgou os céus da Alemanha e seus meteoritos

Nosso colunista Marcelo Zurita falou sobre a importância do asteroide 2024 BX1, que passou pelo céu da Alemanha e deu um show de luzes
Por Júlia Dal Rovere, editado por Bruno Capozzi 26/01/2024 21h29
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

De vez em quando, o Universo nos surpreende, enviando, absolutamente de graça, amostras de outros mundos na forma de meteoritos. Um dos mimos mais recentes chegou à Terra no último domingo (21), mas, desta vez, a surpresa não foi tão surpreendente assim.

Isso porque essa encomenda cósmica foi percebida ainda no espaço, poucas horas antes de atingir a Terra. O presente era o asteroide 2024 BX1, descoberto no final da noite de sábado, dia 20, e que acertou nosso planeta na primeira hora do domingo, dia 21 de janeiro.

Este foi apenas o oitavo asteroide detectado no espaço antes de atingir a Terra em toda a história. E essa observação, apesar do pouco tempo antes do impacto, permitiu aos cientistas calcular o local em que ele atingiria a Terra, possibilitando que o objeto fosse amplamente flagrado em sua passagem pela atmosfera.

Para coroar este evento magnífico, uma parte deste asteroide sobreviveu à passagem atmosférica. Seus primeiros meteoritos já foram encontrados e tudo indica que se trata de rochas raras, um pedaço de um outro mundo, enviado até nós pelo acaso cósmico — e que nos vai permitir aprender um pouco mais sobre o nosso Universo.

A coluna Olhar Espacial é exibida toda sexta-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe! 

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.