Alinhamentos dos Astros nas Imagens Astronômicas da Semana

Na última semana, as escolhas foram feitas por estudantes de Rio Paranaíba, em Minas Gerais
Por Marcelo Zurita, editado por Lucas Soares 29/01/2024 14h51, atualizada em 30/01/2024 16h26
pasted-image-0-18.png
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. E na última semana, as escolhas foram feitas por estudantes de Rio Paranaíba, em Minas Gerais. Confiram:

Lua e Saturno

[ Créditos: Rhonda Mcilwraith ]

Jônatas Miguel Ribeiro Rocha, de 11 anos, escolheu esse registro de uma conjunção entre Lua e Saturno como a que ocorreu no último dia 14 de janeiro. A aparente proximidade com que foram vistos no céu, graças ao seu alinhamento no espaço, não representa a enorme distância que separa os dois astros. Enquanto a Lua estava a pouco mais de 360 mil quilômetros da Terra, Saturno estava a mais de 1 bilhão e meio de quilômetros de distância naquela noite. Mas entre as curiosidades sobre Saturno que fascinam Jonathan, está o fato do planeta estar perdendo seus aneis. Por causa da sua enorme gravidade, Saturno aos poucos vai puxando os detritos que formam seus aneis para sua atmosfera. Outro fato interessante é que uma das Luas de Saturno, Titã, tem uma densa atmosfera de metano que também se apresenta no estado líquido em sua superfície.

Original em: https://stories.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/9/2021/08/rhonda-mcilwraith-Scejw9ZTYfY-unsplash.jpg 

Terra e Lua

[ Créditos:  NASA, Artemis I, Andy Saunders ]

Pedro Lucas Resende, também de 11 anos, escolheu essa bela imagem que mostra um outro alinhamento astronômico. Neste caso, é o alinhamento entre a Lua e a Terra, visto de uma perspectiva bem diferente. Enquanto contornava a Lua durante a Missão Artemis I, a espaçonave Orion fez esse incrível registro da nossa companheira e do nosso lar no Cosmos. Devido ao chamado travamento de maré, a Lua tem sempre o mesmo lado voltado para a Terra e outro, está sempre oculto para a maioria de nós. Este lado oculto da Lua só foi observado diretamente por alguns poucos astronautas durante as Missões Apollo nos anos 60 e 70 e indiretamente através das imagens enviadas de naves espaciais como a Orion.

Original em: https://apod.nasa.gov/apod/image/2401/EarthMoon_Artemis1Saunders_1600.jpg  

Quem escolheu

Tanto o Jônathas quanto o Pedro, são alunos da Escola Municipal Padre Goulart em Rio Paranaíba e fazem parte do Projeto Garotas e Garotos de Estrelas, que existe desde 2015. Em 2018 eles foram premiados com um telescópio por um projeto da União Astronômica Internacional. É um projeto voluntário que conta com cerca de 20 crianças e adolescentes atuando ativamente na astronomia em Rio Paranaíba e em cidades vizinhas em Minas Gerais. 

[ Crianças e adolescentes do Projeto Garotas e Garotos de Estrelas durante atividade na zona rural de Rio Paranaíba, MG – Foto: Teresinha Souza ]

Marcelo Zurita
Colunista

Pres. Associação Paraibana de Astronomia; membro da Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – e coordenador regional do Asteroid Day Brasil

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.