Em reunião anual, Pony Ma, presidente-executivo e cofundador da Tencent, ‘soltou o verbo’ com investidores e revelou que o negócio principal da empresa, os jogos, está enfrentando grandes desafios, algo que se arrasta desde o ano passado. Conforme relatou a Reuters, o executivo apontou o boom da Inteligência Artificial (IA) e a concorrência como os principais motivos. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • O discurso sublinhou a preocupação de saber se a Tencent, a maior empresa de jogos do mundo e operadora da maior rede social da China, o WeChat, conseguirá defender seu estatuto de empresa tecnológica número 1 da China; 
  • A empresa pontuou que já está se recuperando no que diz respeito ao desenvolvimento de produtos com IA, mas diante das tantas opções lançadas por concorrentes em 2023, “a sensação é de não termos conseguido nada”; 
  • Além disso, os novos jogos lançados pela empresa não tiveram um desempenho tão bom quanto o esperado — os jogos respondem por mais de 30% da receita da Tencent; 
  • A desenvolvedora de jogos não se pronunciou oficialmente sobre o cenário. 

Leia mais! 

Os jogos são o nosso principal negócio. Mas no ano passado enfrentamos desafios significativos. Ficamos perdidos, pois os nossos concorrentes continuam a produzir novos produtos, deixando-nos com a sensação de não termos conseguido nada. 

Pony Ma, presidente-executivo e cofundador da Tencent, em reunião de resultados. 

A Tencent vem enfrentando forte concorrência territorial com as desenvolvedoras de jogos chineses miHoYo e NetEase. Títulos de sucesso das empresas, como Genshin Impact e Eggy Party, ofuscaram os jogos da companhia que, embora tenha tido sucesso com Honor of Kings e PUBG Mobile, ficaram aquém das expectativas da organização. 

publicidade

Ma pontuou, contudo, que quanto à IA eles estão caminhando. “Podemos finalmente acompanhar o ritmo das empresas de primeira linha. Não nos consideramos os líderes, mas pelo menos não estamos muito atrás.” 

O CEO concluiu indicando que o foco agora será a integração de seu modelo de IA (Hunyuan) em diferentes cenários de negócios, uma forma de aumentar a eficiência, em vez de transformar rapidamente a IA em produtos.

publicidade

Outro foco da empresa também será o comércio eletrônico de streaming ao vivo — a Tencent tem tentado tornar o WeChat mais parecido com a plataforma de vídeos curtos da ByteDance, TikTok (famosa por sua receita única de algoritmos).