O site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 passou por instabilidades e ficou fora do ar nesta terça-feira (30). O Ministério da Educação confirmou problemas técnicos no sistema e comunicou que adiará os resultados definitivos do Sisu para quarta-feira (31).

Leia mais:

Sisu fora do ar

Como mostra o site Down Detector, as queixas sobre instabilidades no site do Sisu começaram logo após às 9 horas da manhã e persistiram ao longo do dia. O resultado chegou a ser divulgado pelo MEC no início da tarde, mas foi tirado do ar.

A pasta ainda informou que publicaria a lista até o fim do dia, o que não aconteceu.

publicidade

Instabilidades no sistema do Sisu costumam acontecer pelo alto número de acessos em um mesmo horário (normalmente quando abrem as inscrições ou por volta da meia-noite, quando os resultados parciais são divulgados).

Dessa vez, a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC, área responsável pela operacionalização do sistema, revelou que identificou problemas técnicos e acionou protocolos de homologação.

Relatos nas redes sociais

Usuários de redes sociais, como o X (antigo Twitter), também relataram problemas para acessar o site e compartilharam a ansiedade com outros vestibulandos. Outros, fizeram memes.

Veja alguns relatos:

Resultados adiados pelo MEC

Com o ocorrido, o Ministério da Educação comunicou o adiamento da divulgação dos resultados, que agora acontece na quarta-feira (31).

(Foto: Sisu/Reprodução)
  • A pasta informou que este ano foram ofertadas 264.181 vagas, em 6.827 curso de graduação em 127 instituições públicas de ensino superior.
  • A consulta pode ser feita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e os selecionados devem realizar a matrícula entre os dias 1° a 7 de fevereiro.
  • Quem não for selecionado, pode manifestar interesse em continuar na lista de espera, de 30 a 7 de fevereiro.
  • Este ano, o Sisu comunicou duas mudanças: não terão uma edição no meio do ano e mudará a forma de concorrer as cotas. Nesse segundo ponto, todos os candidatos participam na modalidade ampla concorrência e, caso não alcancem as natas, disputarão as vagas de cota.