A ascensão dos veículos elétricos vem acontecendo, mas ainda é cedo para dizer que eles estão ultrapassando os veículos convencionais. Bom, ao menos em um país, há um recorte que podemos fazer onde uma categoria de veículo elétrico vence. E é na Bélgica, onde as bicicletas elétricas foram mais vendidas do que as convencionais em 2023. As informações partem do site Ride Apart.

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É claro que, ao falarmos de bicicleta, estamos falando de um meio de transporte que, em sua forma convencional, não utiliza combustível e não polui o ar, então a maioria de bikes elétricas não representa necessariamente um avanço ambiental. Ainda assim, é de se ressaltar que as bicicletas elétricas consigam essa relevância no país europeu. Até porque alguns condutores podem abrir mão de carros para andar com uma e-bike.

A Bélgica

A Bélgica é um país que incentiva o uso de bicicletas, e possui uma infraestrutura que facilita seu uso como uma alternativa viável aos carros. Bicicletas elétricas apenas potencializam essa tendência de deixar o carro em casa, algo que já era visto com as bikes regulares.

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E nessa realidade é que 2023 foi um marco para Bélgica, já que, pela primeira vez, a venda de bicicletas elétricas superou a de bicicletas convencionais. Um relatório publicado por uma empresa de mobilidade urbana, a Traxio, informa que as bikes elétricas, ou e-bikes, representaram um total de 51.2% das vendas de bicicletas em geral no país.

O crescimento vinha sendo gradual, e, de certa forma, até era esperado que em algum momento as bikes elétricas se tornassem a maioria em vendas. Em 2022, as vendas das e-bikes chegaram a 47.1% do total. Com as inovações frequentes na indústria de veículos elétricos, lançando modelos mais modernos e completos a cada ano, era uma questão de tempo que as versões elétricas tomassem essa dianteira.

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Colocando em números mais objetivos, um total de 606 mil bicicletas, elétricas ou não, foram vendidas na Bélgica em 2023. Especialistas preveem que o crescimento na indústria das e-bikes deve continuar até 2030, e essa indústria poderá chegar a 120 bilhões de dólares (mais de 594 bilhões de reais).

As bikes elétricas que estão em alta

  • Olhando para os dados do relatório da Traxio, é possível notar que cada vez mais o povo belga recorre às e-bikes para mobilidade urbana e tarefas utilitárias.
  • Os modelos longtail, usados geralmente para transporte de cargas maiores, foram as que mais cresceram entre as elétricas em 2023, com 6.238 unidades, quase o dobro do ano anterior.
  • Outro modelo que quase dobrou em vendas foi a bike elétrica de estrada – ideal para atividades recreativas. Foram vendidas 8.154 unidades em 2023, contra apenas 4.697 unidades em 2022.

O relatório da Traxio ainda forneceu informações sobre a preferência do consumidor quando se trata de bicicletas:

  • O estudo indicou que 47% dos entrevistados estavam prontos para comprar uma bicicleta nova no momento da pesquisa.
  • Outros 39% tinham planos de comprar uma bicicleta nova dentro de dois anos, enquanto 43% planejam adquirir comprar uma bicicleta nova dentro de dois a cinco anos.
  • O que mais vale ressaltar, no entanto, são os 46% entre os entrevistados que alegaram preferir uma bicicleta elétrica do que uma convencional.