A Volkswagen é mais uma empresa que vai tentar surfar na onda da inteligência artificial. A montadora alemã anunciou a criação de um laboratório para produzir novos produtos com IA. Entre as novidades, estará o uso da tecnologia para permitir o reconhecimento de voz nos veículos da VW.

Leia mais

publicidade

De acordo com comunicado da Volkswagen, as inovações de IA de seu laboratório têm como objetivo deixar os veículos da empresa mais inteligentes.

Queremos oferecer aos nossos clientes um verdadeiro valor acrescentado com inteligência artificial. Nosso objetivo é conectar ecossistemas digitais externos com o veículo, criando uma experiência de produto ainda melhor. A colaboração com empresas de tecnologia é crucial para nós. No futuro, pretendemos simplificar a cooperação em termos organizacionais e culturais.

Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen e da Porsche AG

A VW não planeja fabricar nenhum modelo de produção próprio, mas pretende conversar com parceiros sobre o licenciamento das novas tecnologias para uso em seus veículos. A montadora, no entanto, não citou nenhum parceiro em potencial. As informações são da CNBC.

IA pode tornar veículos mais inteligentes (Imagem: Vitória Lopes Gomez (gerado com IA)/Olhar Digital)

A IA na indústria automobilística

  • A Volkswagen disse que algumas das soluções de inteligência artificial que serão desenvolvidas pelo laboratório lidarão com a otimização do carregamento de veículos elétricos, manutenção e conexão dos carros com as casas dos clientes por meio de dispositivos conectados à internet.
  • A empresa também disse que exploraria o uso de IA para permitir o reconhecimento de voz nos veículos.
  • A medida pode reduzir a dependência da VW de softwares de gigantes da tecnologia, como a Microsoft, Apple, GoogleAmazon.
  • Recentemente, a montadora já anunciou que iria integrar o ChatGPT, da OpenAI, em seus carros no Consumer Electronics Show em Las Vegas.
  • O anúncio da criação de um laboratório de IA ocorre no momento em que outras montadoras estão investindo fortemente na tecnologia.
  • É o caso da francesa DS Automobiles que começou a integrar o ChatGPT em seus veículos no final do ano passado.
  • A Mercedes-Benz e a Microsoft começaram a testar o suporte ao ChatGPT já em junho de 2023.
  • Já a gigante chinesa de veículos elétricos BYD lançou um sistema de carros inteligentes alimentado por IA que permite, por exemplo, estacionar o veículo de forma automatizada.